fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Exaustor em banheiros sem janela: funciona mesmo?

    O exaustor em banheiros sem janela desempenha um papel muito importante para preservar a qualidade do ar interno e evitar problemas graves para a saúde dos moradores. É esse tipo de instalação que vai promover a renovação do ar e evitar um ambiente insalubre.

    Odores desagradáveis, poluentes externos, excesso de umidade e acúmulo de compostos químicos: todo mundo já precisou enfrentar algum – senão todos – desses problemas quando se trata de banheiros, principalmente em residências com pouca ou nenhuma ventilação natural.

    Por isso se faz tão necessário o investimento em um sistema de renovação do ar. Ao longo deste blog, falaremos melhor sobre o exaustor de banheiro e como escolher o melhor modelo para a sua residência. Quer saber mais? Continue lendo!

    O que é um exaustor?

    O exaustor é classificado, por definição técnica, como um equipamento de circulação e renovação do ar interno, eliminando o mau cheiro, causado por diversos fatores, o ar quente e o excesso de umidade, proporcionando um ambiente mais salubre para os moradores.

    Em projetos mais atuais e construções novas, a instalação desse aparelho já é muito comum, ou seja, muitos apartamentos ou casas já contam com um sistema de ventilação e, por consequência, com exaustores no banheiro.

    A instalação de um exaustor em banheiros, por exemplo, sem janelas, com pouca ou nenhuma ventilação natural, traz diversos benefícios, afinal, ele ajuda a renovar o ar, evitando a proliferação de bactérias, germes e fungos, além de eliminar odores desagradáveis.

    | Leia também: Exaustor de churrasqueira: saiba a importância desta instalação para a sua casa

    Como funciona o exaustor em banheiros?

    O exaustor de banheiro funciona de maneira muito simples: ele transfere, mecanicamente, o ar do ambiente interno para o ambiente externo, através de um conjunto de hélices e um motor, movidos a eletricidade. Cada equipamento terá uma capacidade e potência diferentes para atender às mais diversas necessidades.

    Uma dúvida muito comum sobre o uso de um exaustor em banheiro é se ele precisa ficar ligado o tempo todo, mesmo quando não tem ninguém no cômodo. E a resposta é não, isso porque deixar o aparelho ligado o tempo todo pode gerar um gasto de energia desnecessário.

    Ou seja, o ideal é que o exaustor seja ligado, automaticamente, através de um sensor de presença, apenas quando alguém estiver no cômodo – nesse caso, no banheiro. Outra opção muito simples é instalar um interruptor para ligar o exaustor manualmente.

    Uma queixa muito frequente de moradores é sobre o ruído produzido pelos exaustores, contudo, a Sicflux projeta e produz os exaustores mais silenciosos do mercado, levando ainda mais conforto para a sua casa!

    Por que é importante instalar um exaustor em banheiros?

    Os malefícios do acúmulo de poluentes no ar interno, sejam eles componentes de produtos químicos, bactérias, fungos e germes, são inúmeros e podem causar problemas irreversíveis à saúde.

    Em algumas épocas do ano, como no inverno, esses malefícios podem se acentuar com a tendência que temos de manter a casa fechada para preservar o conforto térmico. A principal consequência disso é o surgimento de fungos, como o mofo, e bactérias que contaminam móveis, roupas e até o nosso organismo.

    Desse modo, instalar um exaustor em banheiros, principalmente sem janelas, pode ser altamente eficaz no controle da umidade e poluição do ar interno, promovendo a renovação do ar no ambiente e evitando a proliferação de microorganismos prejudiciais à saúde.

    Como escolher o melhor tipo de exaustor para banheiro?

    O exaustor ideal para o seu banheiro vai depender de diversos fatores, isso porque cada modelo vai atender às necessidades mais específicas de cada projeto.

    • volume do ambiente (Largura x Comprimento x Altura);
    • distância do banheiro até a saída de ar;
    • voltagem;
    • tipo de residência (apartamento ou casa).

    Os modelos podem variar também de acordo com a potência do aparelho e o tipo de instalação escolhida – no teto ou na parede do banheiro.

    | Para escolher o exaustor ideal para a sua casa, consulte a nossa calculadora de projetos.

    Além disso, a escolha depende também do projeto arquitetônico da sua casa. E é por isso que é tão importante consultar o engenheiro responsável pelo projeto (se você comprou sua casa pronta, é possível contatar o antigo proprietário para obter essas informações). É esse profissional que vai indicar o melhor modelo de exaustor, bem como a instalação ideal.

    Tipos de exaustores

    O tipo de exaustor de banheiro pode variar de acordo com a estrutura do projeto arquitetônico e com as necessidades do ambiente. Existem 3 tipos disponíveis no mercado, e cada um deles possui diversos modelos.

    • exaustor embutido: possui um design diferenciado, já que é projetado para ser instalado na área acima do banheiro (laje). As principais vantagens desse tipo de exaustor são a redução de ruído e a possibilidade de instalar vários pontos de saída do ar descartado;
    • exaustor de parede: como diz o próprio nome, a instalação desse tipo de exaustor é feita na parede do cômodo e normalmente é feita em banheiros que não têm área livre acima do teto;
    • exaustor de teto: esse é o tipo mais popular de exaustor. Nessa instalação, o equipamento é, como indica o nome, colocado no teto no banheiro e ar é descartado por meio de dutos que saem do telhado da casa.

    Contudo, como falamos anteriormente, é de extrema importância consultar o engenheiro responsável pela obra da sua residência para avaliar qual o melhor tipo de exaustor para ser instalado.

    Confie em quem se preocupa com você e sua família

    Nada melhor que confiar o bem-estar da sua família a uma empresa 100% brasileira e familiar, não é mesmo? A Sicflux conta com um laboratório próprio e uma equipe de engenheiros capacitados que projetam os melhores equipamentos e sistemas de renovação do ar.

    Quer conhecer melhor nossos produtos e saber quais equipamentos instalar na sua residência ou empresa?

    Comentários

    1. Banheiro com janela no box, porém com box até o teto. Instalar exaustor dentro ou fora do box?
      Qual o melhor local para instalar exaustor?

      Juliana | 06/12/2023
      • Olá ! O exaustor no banheiro tem duas funções principais, sendo a primeira redução do mau cheiro, principalmente proveniente do vaso sanitário e renovação do ar do ambiente em geral, muitas vezes ajudando na geração de vapor do chuveiro. Com um box “fechando” a área molhada do chuveiro e separando do restante do banheiro, mesmo que há janela, complica que um equipamento faça a duas funções. O ideal nessa situação, vejo que seriam dois equipamentos, um em cada lado. Caso não seja possível, pode ser instalado um exaustor do lado seco, para renovação de ar, uma vez que a área molhada já tem a janela e instalar o produto com um timer, assim quando sair do ambiente o produto fica ainda por um tempo ligado, deixando a porta do box aberta para uma renovação de ar da área molhada também.

        Sicflux Brasil | 07/12/2023
    2. Meu banheiro não tem janela, para onde vai o ar que é puxado pelo exaustor?

      Paula | 28/08/2023
      • Olá ! É necessário realizar uma tubulação, para que o ar vá ao ambiente externo. Obrigado !

        Sicflux Brasil | 28/08/2023
    3. Qual valor para do exaustor e instalação do banheiro pequeno

      Eliane | 26/04/2023
      • Olá Eliane. Agradecemos seu contato. Pedimos para enviar e-mail para sac@sicflux.com.br para melhor analise de seu caso e uma sugestão de acordo, pois alguns fatores influenciam na escolha do produto. Porém por outro lado, pela descrição geral que você passou, o modelo Sonora 10 atenderia bem seu ambiente e para uma referência de valor, consulte nossa loja virtual. Obrigado !

        Sicflux Brasil | 27/04/2023
    4. Tenho um exaustor de teto no banheiro caiu a parte externa que era fixada no teto pode me explicar como consertar ?

      Mariangela | 28/02/2023
      • Olá ! Favor enviar e-mail para sac@sicflux.com.br com fotos de seu produto para que nossa equipe possa orientar. Obrigado

        Sicflux Brasil | 01/03/2023
    5. Preciso de um orçamento pra uma casa onde não tem muita circulação de ar e banheiro sem janela …casa com 4 cômodos incluindo banheiro

      Pedro | 11/02/2023
      • Agradecemos o contato, favor enviar e-mail para sac@sicflux.com.br

        Sicflux Brasil | 13/02/2023
    6. Olá. Tudo bem ?

      Moto em um apartamento que tem um exaltor no banheiro da marca de vocês, já faz alguns anos. O mesmo parou de funcionar… É de moleli bem simples. Vocês vendem para reposição?

      Aguardo

      Débora Nascimento | 23/09/2022
      • Boa tarde Débora. Favor enviar um e-mail para sac@sicflux.com.br com fotos do produto para ajudarmos com a reposição. Obrigado !

        Sicflux Brasil | 25/09/2022

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente