fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Exaustor de churrasqueira: saiba a importância desta instalação para a sua casa

    Grande parte das churrasqueiras em casas e apartamentos utilizam a combustão de carvão, o que gera fumaça e outras fuligens que podem ser prejudiciais para a nossa saúde, além do risco de incêndio caso não haja um exaustor de churrasqueira.

    Para evitar problemas maiores decorrentes do uso das churrasqueiras, é ideal instalar nas casas um bom sistema de exaustão, tornando ainda mais seguro o uso desta área da casa.

    A função de um sistema de exaustão para churrasqueira é evitar que a fumaça se espalhe pela casa ou apartamento. Quer saber mais sobre a importância da instalação de um exaustor de churrasqueira na sua casa? Continue lendo aqui.

    Como funciona um exaustor de churrasqueira?

    Independente do modo de funcionamento da sua churrasqueira – seja a gás ou combustão de carvão -, o uso dela sempre vai resultar em fumaça, cheiros fortes e resíduos prejudiciais à saúde.

    Por isso é importante considerar a instalação de um exaustor de churrasqueira na sua casa, evitando problemas ocasionados pela geração dessas fumaças e resíduos.

    A exaustão da churrasqueira é feita por uma máquina instalada, normalmente, na cobertura dos prédios ou no telhado das casas. Um pulsador de LED, instalado próximo à churrasqueira, aciona a máquina, que funciona como uma ventoinha.

    • o ar quente e a fumaça, que ficam na parte mais baixa da churrasqueira, são puxados para cima;
    • os resíduos e o ar quente são expelidos através de um duto que termina na chaminé, instalada no telhado ou laje das casas ou apartamentos.

    Alguns exaustores ainda possuem a função de temporizador, permitindo que você programe o tempo de funcionamento da máquina.

    Apesar de não existir uma definição na norma brasileira para o material dos dutos de exaustão, é interessante levar em consideração as normas para cozinhas industriais (NBR 14518), que indicam o uso de dutos feitos de chapa preta, sem galvanização e com pintura, com uniões soldadas e estanques para evitar vazamentos.

    Por que eu deveria instalar um exaustor de churrasqueira na minha casa?

    A função de um exaustor é promover a renovação do ar na área da churrasqueira nas casas e apartamentos, dispersando cheiros desagradáveis, fumaças e outros resíduos que entram no nosso organismo ao respirarmos.

    Além disso, a instalação de um exaustor de churrasqueira também funciona como uma medida de segurança em caso de incêndios.

    Durante o processo de combustão, são liberados gases tóxicos, como o monóxido de carbono (CO), que é um gás inflamável e altamente tóxico. O gás do CO ajuda a alimentar incêndios, prolongando a combustão de outros materiais.

    Por isso se faz necessária a instalação de um exaustor de churrasqueira, que desempenha o papel de circular o ar e expelir esses gases inflamáveis, evitando que os incêndios aumentem ou se prolonguem por mais tempo.

    | Leia também: Qualidade do ar interno: saiba a importância de manter o ar interno renovado

    Benefícios de um sistema centralizado de exaustão

    Além de toda a segurança proporcionada pelo uso de um exaustor de churrasqueira, existem diversos benefícios implicados na instalação deste tipo de sistema de exaustão nas casas e apartamentos.

    • praticidade e conforto para os moradores: um sistema centralizado de exaustão exige menos manutenção por parte dos moradores, além de diminuir a disseminação de poluentes, fumaças e odores dentro das casas;
    • dutos de ar completamente vedados: evita o vazamento de fumaça para o interior dos apartamentos e casas;
    • facilmente adaptáveis para projetos que disponham de espaço para instalação dos equipamentos e de uma área técnica;
    • a fumaça, resíduos prejudiciais e gases tóxicos não ficam parados no ambiente.

    Geralmente, os exautores passam por testes rigorosos antes de entrar no mercado, para atender as normas da legislação e garantir mais segurança e qualidade para as pessoas.

    Além disso, um sistema centralizado de exaustão pode diminuir o risco de incêndio causado pelo uso de exaustores individuais nas coifas das churrasqueiras, que ainda possuem baixa vida útil e necessitam de manutenção constante.

    Tipos de exaustores Sicflux que podem ser utilizados em churrasqueiras

    A Sicflux dispõe de um catálogo de produtos que compõem sistemas de exaustão de alta eficiência, levando mais segurança e qualidade para os nossos clientes.

    • a linha LS de exaustores e ventiladores da Sicflux foi projetada para retirar grandes volumes de ar do ambiente e podem ser instalados em churrasqueiras e cozinhas residenciais;
    • Linha CTL: os ventiladores centrífugos tubulares da Sicflux são utilizados em instalações que necessitam de um fluxo maior de ar nos dutos e com bom rendimento de vazão e pressão;
    • os exaustores da linha ACI foram projetados para o insuflamento e exaustão de ar em grandes ambientes e podem ser utilizados em sistemas centralizados de exaustão.

    Conheça aqui nossa linha de produtos destinados à exaustão e renovação do ar.

    Independente da demanda e do porte do projeto, existem diversos modelos de exaustores disponíveis, cada um deles com suas especificações e preço.

    Por isso é importante recorrer a um especialista para avaliar o projeto que receberá o sistema de exaustão, que indicará o modelo que deve atender melhor às necessidades da construção.

    Comentários

    1. Bom dia! Gostaria de saber se além da venda vocês fazem a instalação e visita pra dimensionar o exaustor mais apropriado.

      Ronaldo Bartoli | 25/08/2023
      • Olá ! Não realizamos projetos e instalações, porém temos um time de engenharia de aplicação que pode auxiliar com dúvidas e orientações gerais. Favor enviar e-mail para consultor02@sicflux.com.br. Obrigado !

        Sicflux Brasil | 25/08/2023
    2. Boa tarde,

      Vocês vendem e efetuam a Instalação de Exaustor para Churrasqueira Residencial, seria em Curitiba/PR, como funciona para solicitar um orçamento.

      Grato

      Luiz

      Luiz | 10/01/2023
      • Olá ! Fazer contato através do e-mail, sac@sictell.com.br. Obrigado !

        Sicflux Brasil | 11/01/2023

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente