fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Sistema HVAC: qual é o seu ciclo de vida?

    Com o tempo de uso, um sistema HVAC pode perder sua eficácia e eficiência no que diz respeito às condições de qualidade do ar, conforto térmico e eficiência energética. Todo sistema de climatização, por mais sofisticado que seja, tem um ciclo de vida limitado por diversos fatores.

    Os parâmetros e normas técnicas definem medidas que devem ser adotadas para preservar e prolongar a performance e o ciclo de vida de um sistema HVAC. O principal objetivo dessas normas técnicas é que as curvas de eficiência se mantenham próximas do start-up das instalações dos sistemas. A seguir, desdobraremos um pouco mais sobre essas normas e o ciclo de vida de um sistema HVAC, continue lendo!

    | Leia também: Automação de um sistema HVAC e QAI: como funciona e quais as suas vantagens?

    O que é um sistema HVAC?

    Em indústrias e empresas, é fundamental garantir o controle das condições de qualidade do ar interior e de conforto térmico para promover o bem-estar de quem convive nesses ambientes diariamente, preservando a produção, qualidade dos produtos e o desempenho dos funcionários, além de evitar possíveis acidentes.

    Para garantir esse controle, é preciso investir em um sistema HVAC, que é responsável pelo tratamento do ar. Em inglês, a sigla HVAC significa Heating, Ventilation and Air Conditioning – aquecimento, ventilação e condicionamento do ar. Seu principal objetivo é promover a qualidade do ar e o conforto térmico dentro de ambientes fechados.

    • renova e circula o ar interior;
    • reduz a possibilidade de contaminação por fungos, bactérias e outros poluentes;
    • promove o conforto térmico;
    • controla a umidade do ar interior;
    • elimina partículas sólidas através de um sistema de filtragem.

    Além das indústrias e empresas, casas e apartamentos também podem beneficiar-se do uso de um sistema HVAC.

    Qual é o ciclo de vida de um sistema HVAC?

    Um sistema HVAC perde sua eficiência conforme o passar do tempo em termos de qualidade do ar, conforto térmico e consumo de energia. Todo sistema desse tipo possui um ciclo de vida acentuado por diversos fatores, independente da qualidade do projeto. De maneira geral, é difícil apontar, especificamente, um tempo de vida útil desses sistemas. Entenda mais a seguir!

    A Smacna Brasil, associação técnico-científica que ajuda a difundir tecnologias no setor HVAC brasileiro, recomenda medidas que devem ser tomadas para preservar o desempenho e prolongar o ciclo de vida útil de um sistema HVAC. O objetivo dessas medidas é que as curvas de eficiência fiquem mais próximas o possível da eficiência de quando o sistema foi instalado em primeiro lugar. 

    Para isso, é importante adotar práticas da engenharia, envolvimento de profissionais capacitados a realizar a manutenção desses sistemas e o cumprimento de normas e diretrizes em todas as etapas do projeto, desde a instalação, manutenção e operação. Algumas das medidas recomendadas são:

    • elaboração do projeto por um profissional ou empresa capacitada;
    • seleção de aparelhos e componentes de qualidade;
    • instalação correta e realizada por uma empresa capacitada;
    • estabelecimento de um contrato de manutenção preventiva e periódica.

    | Leia também: Lei PMOC: o que é e qual a sua importância?

    Mesmo que essas medidas sejam capazes de preservar a performance de um sistema HVAC por um tempo maior, ainda assim o seu ciclo de vida será limitado e, por isso, é importante recorrer a uma equipe especializada para garantir que o sistema não se deteriore antes do tempo, prejudicando a qualidade do ar, diminuindo o conforto térmico e prejudicando o controle de temperatura e umidade dos ambientes.

    E é comum que, no cotidiano, frente aos desgastes apresentados pelos aparelhos, haja a interferência de uma equipe ou profissionais não especializados que acabam adotando soluções inadequadas para resolver os problemas. Por exemplo, quando o sistema HVAC apresenta uma queda na eficiência do conforto térmico, alguns profissionais consideram fechar as tomadas de ar externo, o que prejudica a qualidade do ar.

    Dessa forma, o ciclo de vida de um sistema HVAC é variável devido a diversos fatores, como a tomada de decisões diante de problemas técnicos, desde etapas no desenvolvimento e instalação do sistema, bem como sua manutenção e operação.

    Contudo, apesar de ter um ciclo de vida limitado, algumas soluções podem ser adequadas e ajudam a ampliar a vida útil dos sistemas, além de reduzir custos de manutenção e de consumo de energia. Sendo assim, é difícil apontar quando é o ciclo de vida de um sistema HVAC.

    A Sicflux trabalha para desenvolver as melhores soluções em HVAC!

    Agora que ficou mais claro o processo do ciclo de vida de um sistema HVAC, você pode atentar-se às medidas tomadas dentro da sua empresa, indústria ou casa para prolongar a vida útil e o desempenho do seu projeto. A Sicflux, com sua equipe de técnicos e engenheiros capacitados, estuda, projeta e desenvolve as melhores soluções em HVAC!

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente