fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    A preocupação com a qualidade do ar no setor de hotelaria

    A preocupação com a qualidade do ar no setor de hotelaria
    A preocupação com a qualidade do ar no setor de hotelaria

    Os estabelecimentos de hospedagem fazem parte do ramo de atividades econômicas que mais recebem público, e foi uma das mais afetadas no início da pandemia do Coronavírus em virtude da grande movimentação de pessoas que ocorrem nesses estabelecimentos. Por esse motivo – e para evitar que novos casos de doenças apareçam –  é necessário uma maior preocupação com a qualidade do ar no setor de hotelaria e todos seus ocupantes. 

    Não é segredo para ninguém que a má qualidade do ar interno pode ser extremamente prejudicial para a saúde das pessoas, em especial aquelas mais vulneráveis, como as crianças, os idosos e as pessoas com doenças respiratórias crônicas. E você não quer que seu hotel tenha uma queda nas estadias devido a casos de gripes e resfriados causados pela precária qualidade do ar interno, não é mesmo?

    Que tal tornar o seu estabelecimento referência no setor de hotelaria como aquele que se preocupa com a saúde e qualidade de vida de seus hóspedes? Continue com a gente e veja como manter a boa qualidade do ar no seu hotel. 

    Permita que o ar circule no ambiente

    A preocupação com a qualidade do ar no setor de hotelaria

    A primeira regra para um estabelecimento contar com uma boa qualidade do ar é: deixar o ar circular! Ter uma localização correta das entradas de ar e longe de focos de poluição externa são algumas das estratégias para manter a qualidade do ar em hotéis. Deixar as janelas abertas colabora para a entrada do sol e vento em todos os cômodos. Desta forma, o ar fica em movimento, o que traz benefícios que impactam na qualidade de vida dos ocupantes.

    Mantenha o local sempre limpo

    Básico, mas fundamental em qualquer estabelecimento que tenha grande circulação de pessoas. Mas, é importante cuidar um pouquinho com os produtos utilizados. Alguns produtos de limpeza, tintas e vernizes são considerados os principais poluentes por conterem compostos orgânicos voláteis (VOC). Essas substâncias são liberadas na atmosfera e podem causar incômodos, como irritação nas vias respiratórias, fadiga e falta de ar. Por isso, olhe sempre a formulação dos produtos utilizados no setor de hotelaria. 

    Mantenha os aparelhos de ar condicionado limpo e com as devidas manutenções

    A preocupação com a qualidade do ar no setor de hotelaria

    De acordo com os padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais da metade dos locais fechados como hotéis, empresas, escolas e até hospitais tem ar de má qualidade. Essa baixa qualidade é causada, principalmente, pela má higienização dos aparelhos de ar condicionado e pela falta de controle periódico sobre as possíveis fontes de contaminação.

    Sabe-se também que sistemas de ventilação mal operados e sem a devida manutenção tornam-se fontes potenciais de poluição, principalmente partículas sólidas e microrganismos (resultantes do acúmulo de umidade nos mesmos).

    As normas técnicas de renovação do ar têm uma contribuição enorme e positiva para a qualidade de vida de pessoas que passam longas horas em ambientes fechados. No Brasil, o setor é normatizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. Alinhado com as tendências internacionais, o órgão está em atividade desde 1940 e sua atuação é de grande importância para a qualidade do ar em ambientes climatizados com ar condicionado.

    Atente-se a Norma Brasileira 16401 para hotéis

    A preocupação com a qualidade do ar no setor de hotelaria

    Em todos os ambientes de uso público e/ou coletivo, a renovação do ar no ambiente é fundamental para garantir a saúde e qualidade de vida dos ocupantes. A Norma Brasileira 16401 é uma norma técnica que responde aos padrões da ABNT, onde define e organiza alguns parâmetros acerca dos projetos para sistemas de ar-condicionado centrais e unitários.

    A Norma entrou em vigor em 2008, está passando por revisões que entrará para consulta pública com nova metodologia de cálculo para definir as taxas de renovação e filtragem no ambiente. A norma, de maneira geral, é dividida em 3 partes: Projetos das instalações; Parâmetros de Conforto Térmico e Qualidade do ar interior.  Vejamos a seguir:

    1. Projeto das instalações
    A primeira parte da Norma Brasileira 16401 define e especifica todas as etapas da instalação do ar-condicionado, que incluem as metodologias de cálculo de carga térmica, parâmetros de dimensionamento de tubulações e dutos, aspectos construtivos de dutos e tabelas de dissipação de calor de equipamentos e pessoas.

    2. Parâmetros de Conforto Térmico
    A segunda parte da Norma define todos os parâmetros do ambiente interno que trata da satisfação térmica média de 80% das pessoas em relação ao conforto térmico em ambientes providos de climatização.

    3. Qualidade do ar interior
    A terceira parte especifica os parâmetros básicos para se obter uma qualidade do ar interno em um ambiente climatizado, apresentando as vazão de ar exterior para renovação, os níveis mínimos de filtragem e vazão de ventilação, os requisitos técnicos dos sistemas e componentes de um sistema de climatização para garantir a qualidade do ar.

    O risco da não implantação do PMOC, é desencadear uma micro epidemia de doenças oriundas da má qualidade do ar, também conhecido como Síndrome do Edifício Doente.

    Ações eficientes para melhorar a qualidade do ar no setor de hotelaria

    A preocupação com a qualidade do ar no setor de hotelaria
    A preocupação com a qualidade do ar no setor de hotelaria

    Quem é dono de empreendimentos de hotelaria precisa ter em mente que além de agradar e prestar um serviço de qualidade, irá precisar garantir também mais segurança e um ar de qualidade. Para isso, torna-se necessário a instalação de um sistema de filtragem com renovação do ar, além da manutenção periódica e controle de concentração de CO² adequado para cada tipo de ambiente.

    Fazendo parte da linha de produtos QAII (Qualidade do ar interior inteligente) que busca oferecer soluções automatizadas para proporcionar a qualidade do ar interno, o sensor Co² pode ser uma ótima maneira de garantir a boa qualidade do ar no seu estabelecimento. Além de monitorar o nível de Co2 no ambiente, o sensor Co² opera o funcionamento do ventilador, realizando a renovação de ar conforme a necessidade e economizando energia.

    Seja qual for o seu ambiente, os aparelhos de climatização e renovação do ar devem ser instalados seguindo um padrão de qualidade, de acordo com as normas técnicas.

    A Sicflux conta com uma equipe de engenharia qualificada para entregar as melhores soluções em renovação de ar para ambientes climatizados. Contando com atendimento personalizado para atender a diversas necessidades.

    Inclusive, recém lançamos no mercado um produto específico para esse segmento – o AirBox – projetado para destruir infestação aérea de vírus e bactérias, eliminar odores e principalmente para trazer segurança a ambientes comerciais que possuem rotatividade de pessoas.

    Aprovado por laboratórios renomados como o Conforlab (BRA) e UTMB (USA), o Sicflux AirBox é um produto inovador, com uma tecnologia de ponta, que através da célula Active Pure – Ecoquest produz um plasma (peróxido de hidrogênio) que esteriliza constantemente de forma ativa o ar do ambiente fechado que possuir uma concentração de microrganismos como vírus, bactérias, fungos, compostos orgânicos voláteis e material particulado, tais como partículas finas de poluição.

    Quer saber mais? Entre em contato com a gente!

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente