fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Como acabar com o mofo e odores do closet

    Como acabar com o mofo e odores do closet
    Como acabar com o mofo e odores do closet

    Grande, pequeno, no canto específico do quarto ou em um cômodo separado… Existem inúmeras possibilidades de montar um closets e um problema muito comum entre todos eles: a formação de mofo e mau cheiro. E como acabar com o mofo e odores do closet? É sobre isso que falaremos hoje!

    História

    Como acabar com o mofo e odores do closet

    Esse tipo de ambiente surgiu no século XVII como um quarto privado onde se podia, inclusive, tirar um tempo para relaxar, ler um livro ou mesmo tirar um cochilo… O que nós chamamos de closet eram os garde-roube, ou guarda roupa. Na França os nobres eram obrigados a um rígido cerimonial, que envolvia a utilização de roupas especificas diante do rei. Era necessário um espaço para a guarda destas vestimentas.

    A palavra closet significa “local fechado”. E embora já tenha sido um ambiente restrito às pessoas de alto poder aquisitivo, hoje faz cada vez mais parte da vida das pessoas de classe média.

    Um closet bem planejado valoriza o imóvel, otimiza espaços e pode ajudar na organização da bagunça. Entretanto, precisa receber alguns cuidados especiais para não se tornar um local favorável a microrganismos prejudiciais à saúde.

    Mofo e odores em closet

    Como acabar com o mofo e odores do closet

    Um problema muito comum dos closets é a umidade, onde não controlada pode causar odores desagradáveis ​​e o crescimento de microorganismos como fungos, que podem levar ao aparecimento de mofo nas roupas.

    É importante ter em mente que o mofo nem sempre está relacionado com falta de limpeza e higiene, e sim com fatores como pouca luz, cômodos muito úmidos ou com infiltrações, ou mesmo com pouca circulação de ar no ambiente. Em dias mais frios, por exemplo, temos a tendência de deixar o ambiente fechado, o que favorece o aquecimento, umidade e como consequência, o mofo no ambiente. Sua presença, no geral, pode ser percebida por meio de manchas pretas.

    Além dos danos causados em roupas e objetos guardados no closet, a umidade pode ainda comprometer a saúde dos ocupantes. Os microrganismos causados pela umidade podem desencadear uma série de doenças, principalmente respiratórias, como asma, bronquite e rinite – principalmente em pessoas mais sensíveis, como crianças, gestantes e idosos.

    Como paliativo a esses problemas, muitas pessoas buscam por estratégias para minimizar o mofo e mau cheiro. Existem diversas técnicas para retirar o mofo e mau cheiro dos ambientes – como uma solução de água com água sanitária; vinagre branco, ou ainda aquelas técnicas de usar vasilha com arroz ou produtos específicos de mercado. Embora essas técnicas funcionem a curto prazo, o problema pode persistir e causar danos à saúde.

    Como eliminar o mofo e odores do closet de maneira eficiente

    Como acabar com o mofo e odores do closet

    Mesmo que a limpeza do closet seja frequente e com produtos específicos para esse tipo de ambiente, se a raiz do problema não for bem resolvida, em pouco tempo os problemas causados pela umidade podem voltar e causar problemas ainda maiores.

    Uma ótima solução para acabar com fungos e odores do closet é a instalação de exaustores, que atuam compensando a falta de janelas, ou mesmo para suprir as necessidades que essas não atendam. Os exaustores atuam minimizando a umidade do ar, permitindo a vazão de vapores e a reposição de um ar renovado, proporcionando segurança ao local e, principalmente, aos ocupantes.

    O exaustor, de maneira geral, funciona por meio de uma pequena hélice, que capta o ar de dentro e o joga para fora mediante de um duto. Neste processo, o exaustor também retira o excesso de umidade. É um mecanismo relativamente simples, que funciona conectado à rede elétrica, onde pode ser instalado na parede do closet.

    Temos uma excelente novidade tecnológica para trazer segurança na qualidade do ar do seu ambiente interno, que é o Sicflux AirBox, um produto inovador, com uma tecnologia de ponta, que produz um gás que esteriliza constantemente de forma ativa o ar do ambiente que possuir uma concentração de microrganismos como vírus, bactérias, fungos, compostos orgânicos voláteis e material particulado.

    Outra indicação é o Sonora, exaustor axial compacto para exaustão de diversos tipos de ambiente, em especial para uso em aplicações com longas horas de uso.

    Com o sistema FixAr, não é necessário o uso de bucha ou parafuso para realizar a fixação do produto em forros falsos.

    Para a recomendação do melhor exaustor para o seu closet, a Sicflux conta com uma equipe qualificada e uma linha completa de produtos e equipamentos para renovar e manter a boa qualidade do ar em ambientes internos, garantindo conforto térmico e saúde para todos os ocupantes.

    Quer tornar o seu ambiente mais saudável e com a renovação de ar que necessita?
    Venha conversar com um de nossos especialistas.

    FONTES
    – www.terra.com.br/noticias/dino/preserve-roupas-e-objetos-dentro-do-closet,f2ab0695a17d33a680da09f1fb673a3d0u9ut5f0.html
    – www.the.com.br/baus-armarios-closets-e-quartos/

    Acesse nossa loja virtual!

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    1. Tirar mofo medo closet

      Esdras Guioti | 08/10/2023
    2. Boa tarde!
      Tenho um closet de 1,67×2,90 e gostaria de orientação qto à compra de um exaustor potente que me auxilie qto ao mofo neste ambiente. Pode me indicar um adequado?
      Desde já agradeço!

      Ive Covas | 06/06/2022
      • Olá ! Recomendamos um exaustor de pelo menos diâmetro de 150 mm e 250 m3/h de vazão. Temos em nossa linha o Mega 25, Mega34 para atender essa necessidade ou também exaustores em linha para uma melhor performance, como o maxx 150.

        Sicflux Brasil | 06/06/2022
    3. Exaustor para closet.

      Ronaldo | 14/10/2021
      • Boa Tarde ! Diversos modelos podem ser usados para closet. Irá depender da forma construtiva e também do tamanho do closet. Geralmente produtos da linha Sonora e MAXX atenderão essa necessidade. Se tiver mais dúvidas, entre em contato através do e-mail sac@sictell.com.br com suas dúvidas, que ajudaremos no melhor produto para sua necessidade.

        Sicflux Brasil | 18/10/2021

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente