Índice
Assim como extintores de incêndio e hidrantes, a pressurização de escadas de emergência faz parte do sistema de combate de incêndio principalmente em edifícios de grande altitude. Em casos de sinistros, as escadas de emergência são a rota de fuga dos usuários de um prédio, uma vez que nestas condições não é permitido o uso do elevador. Durante um incêndio, para assegurar que as pessoas saiam do prédio de maneira segura, é preciso garantir que não haja fogo ou fumaça na escada de emergência. Por isso há um sistema de pressurização da escada.
Em incêndios, a principal causa de morte é a asfixia. O elevado grau de toxicidade devido à presença de monóxido de carbono associado à alta temperatura da fumaça promovem inchaço interno e queimaduras no trato respiratório, levando à morte por envenenamento ou asfixia. Devido a essa preocupação, o corpo de bombeiros exige que hajam sistemas de pressurização de escadas de emergência em todos os tipos de prédios, sejam eles residenciais, comerciais ou industriais.
Quando os sistemas de combate a incêndio como sensores ou acionamento manuais são acionados, os ventiladores começam a inserir ar externo dentro do ambiente da escada. De maneira paralela, é possível haver também um sistema de exaustão de fumaça, que retira os gases tóxicos de dentro dos ambientes.
OS sistemas de proteção que podem ser agrupados em:
– Proteção ao patrimônio: Normalmente é constituído de sistemas de extinção automáticos, tais como aspersores de água ou agentes saponificantes, pó químico, CO2, entre outros. Eles visam a extinguir as chamas e proteger as edificações.
– Proteção a pessoa: Principal preocupação com o objetivo de promover a exaustão da fumaça do incêndio e dar tempo aos ocupantes para sair do ambiente ocupado em segurança.
Devido ao caráter de uso emergencial dos sistemas de combate a incêndio, são necessários planos de manutenções adequados e utilização de equipamentos robustos preparados para esse tipo de uso. As manutenções devem ocorrer em intervalos periódicos sobre a supervisão de um engenheiro mecânico.
Este conteúdo foi uma colaboração de:
Comentários