fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    O uso do ar condicionado é seguro na pandemia?

    O uso do ar condicionado é seguro na pandemia?

    Tem coisa melhor que sentir uma sombra ou ar fresco tocando a pele naqueles dias mais quentes de verão? Nessas horas, aparelhos de ar condicionado acabam virando nosso maior aliado para espantar o calor quando não podemos estar ao ar livre. Mas será que, com toda a comprovação de que ele contribui na propagação do vírus, fazer o uso do ar condicionado é seguro na pandemia? 

    O maior risco de utilizar o ar condicionado em ambientes fechados em tempo de pandemia é o fato do ar não estar sendo renovado – como acontece com o uso de ar condicionado do tipo SPLIT, por exemplo – que não conta com sistema de renovação do ar. Além disso, a falta de manutenção e limpeza dos aparelhos também influenciam nesse problema. 

    Como utilizar o ar condicionado de maneira segura? 

    O uso do ar condicionado é seguro na pandemia?

    É importante deixar claro que os aparelhos de ar condicionado não são os vilões da história, e sim o confinamento coletivo em ambientes com falta ou precária renovação do ar. 

    Para saber se o uso do ar condicionado é seguro na pandemia, é preciso avaliar se os cuidados necessários estão sendo levados a sério.

    A necessidade de ambientes climatizados se tornou imprescindível para o funcionamento de diversos segmentos de atuação como hospitais, supermercados, farmácias, consultórios, entre outros. O uso de sistemas de climatização contribui para saúde, produtividade e garantia dos processos realizados em determinados ambientes, sendo assim, indispensável no dia a dia da sociedade.

    O não uso do ar condicionado também pode proporcionar sintomas ruins às pessoas, tendo em vista que o calor pode causar uma sensação de sufocamento, sonolência e falta de produtividade.

    O uso do ar condicionado é seguro na pandemia?

    Segundo a ABRAVA, (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento) para contribuir para o funcionamento de um ambiente com mais segurança, controle do contágio por meio do vírus, e, principalmente, garantir uma qualidade do ar adequada em favor da saúde das pessoas, são necessários quatro itens, são eles: 

    1- Renovação do Ar – ação que garante a ventilação e circulação do ar, além da diluição do ar no interior do ambiente, desta forma não permitindo a concentração de poluentes, fator que provoca agravos à saúde dos ocupantes;
    2- Filtragem – ação que tem por objetivo reter partículas e micro gotículas, que podem carregar poluentes ou microrganismos como o Covid-19;
    3- Controle de temperatura e umidade – fatores de necessidade física que contribuem com a saúde das pessoas, assim como, também podem inibir a proliferação de determinados organismos como o Covid-19;
    4- Monitoramento da qualidade do ar –   manter o nível de CO2 (dióxido de carbono) dentro dos índices determinados para ambientes é uma das formas de garantia da qualidade do ar respirado em ambientes.

    Em suma, o uso do ar condicionado na pandemia, desde que esteja com as manutenções em dia e trabalhando junto com outros sistemas que ofereçam a filtragem e renovação do ar interno, é seguro. Vale lembrar que esse cuidado deve ser não só em tempos de pandemia, mas sim como um meio de cuidar da saúde e evitar que novos vírus apareçam. Nesse sentido, intensificar serviços de manutenção preventiva conforme indicado no PMOC – Plano de Operação, Manutenção e Controle é primordial. 

    De nada adianta ter um bom sistema de ar condicionado se o ar poluído fica apenas circulando dentro do ambiente. Apostar em um sistema de insufladores de ar pode colaborar para a melhora na qualidade do ar de ambientes fechados. De modo geral, os insufladores são aparelhos indicados para a eliminação de odores e impurezas de áreas com pouca ou nenhuma ventilação. Portanto, trabalham na filtração do ar poluído que vem de fora antes de inseri-lo no ambiente. Desta forma, é possível manter um ambiente fechado com ar uniforme e de qualidade.

    A Sicflux tem o propósito de cuidar da sua saúde, das pessoas e das próximas gerações através da qualidade do ar interno. Por isso, conta com uma equipe de profissionais altamente qualificada para entregar as melhores soluções em renovação de ar para ambientes internos. Entre em contato com um de nossos especialistas. 

    FONTE:
    https://abrava.com.br/

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente