fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Poluição do ar em condomínios

    Poluição do ar em condomínios

    Morar em condomínio é uma ótima opção para quem busca mais comodidade e qualidade de vida. Entretanto, esses benefícios podem ser gravemente afetados na presença de um inimigo que já conhecemos por aqui: a qualidade do ar. Um ambiente que pode oferecer mais qualidade de vida no quesito tranquilidade, pode também oferecer grandes riscos quando falamos em saúde. Isso porque a poluição do ar em condomínios já é um problema real e que vem crescendo de forma alarmante. Essa poluição do ar em condomínios pode causar sérios problemas respiratórios, alergias e até cardiovasculares. 

    Os efeitos da poluição do ar em condomínios

    Poluição do ar em condomínios

    A poluição do ar pode causar vários problemas de saúde, especialmente em pessoas que moram em condomínios que não contam com sistemas de renovação do ar, ou que não possuem uma equipe empenhada para manter a higienização e todo o cuidado necessário que esse tipo de moradia necessita.

    Para piorar a situação, devemos lembrar que os condomínios são geralmente construídos em áreas urbanas, onde a poluição do ar já é mais intensa. Entre os principais indícios da poluição do ar em condomínios, podemos destacar: 

    – Mofo em corredores
    O mofo é um problema comum em corredores, especialmente em áreas úmidas ou com muita umidade. Quando não controlado, esse mofo pode se espalhar rapidamente pelos corredores e causar danos irreversíveis ao revestimento das paredes e dos pisos.

    – Umidade na parede
    A umidade é um dos principais fatores de deterioração das paredes – e não somente nos corredores, mas também nos apartamentos individuais. A presença de umidade nas paredes pode causar mofo, bolhas e descamação da pintura, além de facilitar a infiltração de água e a consequente proliferação de fungos e bactérias.

    – Elevadores
    Em pequenos ambientes fechados, a proximidade é quase inevitável. O contágio de doenças causadas por vírus ou bactérias pode ocorrer através de espirros, tosse, ou até mesmo da simples respiração de um paciente que esteve com você ou utilizou um elevador anteriormente.

    Algumas doenças infecciosas causadas por fungos, bactérias e vírus, encontradas no ar de ambientes fechados, como elevadores, são condutores de transmissão ideais, pois as partículas contaminadas permanecem suspensas no ar por longos períodos de tempo.

    – Fumaça da churrasqueira 
    A fumaça da churrasqueira pode apresentar alguns riscos à saúde, especialmente para aqueles que sofrem de asma ou outras condições respiratórias. A fumaça da churrasqueira também pode ser irritante para os olhos e as vias respiratórias, causando tosse e espirros. Se você está preocupado com os riscos da fumaça da churrasqueira, certifique-se de mantê-la longe da área de cozinha e longe das áreas onde as pessoas estão sentadas. Além disso, vale verificar sobre o sistema de exaustão para evitar que a fumaça cause prejuízos. 

    A importância da qualidade do ar em condomínios

    Poluição do ar em condomínios

    A qualidade do ar em condomínios é extremamente importante. Isso se deve ao fato de que as pessoas passam a maior parte do tempo dentro de condomínios. Se o ar estiver poluído, isso pode causar problemas de saúde para as pessoas que moram no local. Portanto, como manter o condomínio bem ventilado e limpo é o primeiro passo. 

    Como melhorar a qualidade do ar em condomínios

    Os moradores passam muito tempo dentro dos edifícios e, como tal, a qualidade do ar que respiram é crucial. Felizmente, há muitas maneiras de melhorar a qualidade do ar em condomínios, desde o controle de poluição até o uso de plantas purificantes de ar. Com um pouco de esforço, podemos ter certeza de que os moradores estão respirando ar fresco e saudável.

    Lei garante melhor qualidade do ar nas áreas climatizadas

    Mais do que manter uma temperatura agradável no ambiente, cuidar da renovação do ar é vital para evitar a poluição do ar em condomínios.

    Com a atual Lei 13.589/2018, a atenção à renovação do ar tornou-se obrigatória e cada vez mais frequentes são realizadas verificações pela ANVISA ou outros órgãos competentes. Todos os edifícios – sejam eles públicos ou privados – devem ter seus sistemas de ar condicionado mantidos, e isso se aplica a instalações de ar condicionado novas e existentes. O objetivo é garantir uma boa qualidade do ar interno, levando em consideração os padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de atualização e pureza do ar. A lei também exige que os ambientes com ar condicionado tipo SPLIT tenham uma função de renovação de ar, na qual deve ser adicionado um sistema composto por ventiladores e filtros (Insuflador).

    Apostar em equipamentos capazes de colaborar para a melhora na qualidade do ar dos ambientes, eliminando o calor, odores e impurezas de áreas com pouca circulação do ar é tornar o seu ambiente mais saudável.

    Ter pressa na elaboração do projeto e na execução da obra pode resultar na má qualidade do ar e maiores riscos à saúde dos moradores. Os projetos de construção civil devem ser pensados de forma minuciosa, com dedicação e responsabilidade. Portanto, nada melhor do que contar com uma empresa familiar que pensa no bem-estar de toda família. 

    A Sicflux conta com uma equipe qualificada para entregar as melhores propostas para renovar e manter a boa qualidade do ar em ambientes internos. Além disso, conta com atendimento personalizado para atender a diversas necessidades. Entre em contato conosco e vamos conversar!

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente