Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Renovação do ar em supermercados: qual a importância?

    Em construções comerciais onde centenas de pessoas transitam diariamente, é preciso investir em uma garantia da qualidade do ar. Um sistema de renovação do ar em supermercados ajuda não só a garantir a segurança dos clientes, mas também a preservação dos produtos expostos nas prateleiras. 

    Além disso, um sistema de renovação do ar ajuda a manter o conforto térmico, controlando a temperatura e a umidade do ar, deixando o ambiente mais agradável para os funcionários do supermercado. 

    Por serem ambientes fechados, com pouca ou nenhuma circulação natural de ar, os supermercados ficam expostos a compostos poluentes e microrganismos que comprometem a qualidade dos produtos e a saúde dos clientes e funcionários. Saiba mais sobre a importância da renovação do ar nestes ambientes aqui! 

    O que é um sistema de renovação do ar? 

    Existe um conjunto de normas e leis rigorosas que exigem medidas para garantir a qualidade do ar interior em construções residenciais e comerciais, abrangendo diversos tipos de obras. Os sistemas de renovação do ar são essenciais para preservar as construções e a saúde dos ocupantes destas. 

    De forma geral, a renovação do ar consiste na troca, como diz o próprio nome, do ar interior pelo ar exterior, filtrado para ficar livre de poluentes e microorganismos. Assim, o nível de poluição do ar interior baixa e o ambiente fica mais saudável para seus ocupantes. 

    Ao contrário dos ambientes externos, onde o ar é renovado pela ventilação natural, nos ambientes interiores é necessário realizar a renovação do ar de forma forçada e mecânica. Para isso, são utilizados equipamentos como insufladores, exaustores e ventiladores. 

    | Leia também: 3 motivos para instalar um sistema de exaustão industrial 

    Como funciona a renovação do ar em supermercados? 

    Os projetos de renovação do ar em supermercados assumem um papel de grande importância para o setor, pois estes cumprem a função de troca e circulação de ar em um ambiente que demanda um grande fluxo de pessoas diretamente e que, consequentemente, exige medidas mais assertivas para tratar o ar. 

    Dentre as funções realizadas por um sistema de renovação do ar está a extração e retirada do ar poluído ou contaminado do ambiente, renovando o ar e tornando o ambiente mais saudável. 

    Sendo assim, a renovação do ar elimina componentes e microorganismos que apresentam riscos à saúde dos funcionários e clientes do supermercado. Outro fator importante é que este sistema mantém o equilíbrio da temperatura no ambiente e auxilia na preservação dos produtos. 

    O sistema de renovação do ar em supermercado deve ser projetado de acordo com todos os requisitos das normas e leis brasileiras regulamentadoras do setor. 

    Quais são as normas técnicas de renovação do ar em supermercados? 

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) dispõe de diversas normas técnicas destinadas a espaços públicos de uso comunitário, que sejam fechados e tenham pouca ou nenhuma ventilação, como hospitais, clínicas, escolas, academias e supermercados. 

    Na Resolução Nº 9, a ANVISA afirma que para garantir o conforto térmico nestes ambientes interiores e de uso comunitário a temperatura média deve ser de 23ºC a 26ºC no verão e entre 20ºC e 22ºC no inverno, baseado em estudos que mostram o conforto térmico nessas condições. 

    Além disso, a mesma resolução determina que a renovação do ar nestes ambiente seja contínua, sendo realizada toda hora. Isso porque ambientes como supermercados, shoppings e lojas no geral recebem centenas de pessoas diariamente e a renovação do ar é necessária para garantir a segurança dos clientes e funcionários dos estabelecimentos. 

    | Leia também: 7 passos essenciais para garantir a melhor qualidade do ar 

    Qual é a importância da renovação do ar em supermercados? 

    Um sistema de renovação do ar em supermercados deve levar em consideração a estrutura da construção, os ambientes que necessitam do sistema e muitas outras características fundamentais que tornam o projeto ainda mais assertivo e para proporcionar melhorias ao ambiente. 

    • Ar limpo e saudável; 
    • Conforto térmico; 
    • Eficiência energética dos equipamentos de refrigeração de produtos; 
    • Conservação dos produtos; 
    • Preservação e garantia de segurança para os funcionários e clientes. 

    Os supermercados são ambientes frequentados por centenas de pessoas todos os dias e, por isso, precisa manter uma temperatura agradável para seus clientes, além de conservar a qualidade dos produtos e melhorar as condições de trabalho dos funcionários. 

    Este artigo foi útil? 

    Se este artigo foi útil e te ajudou a compreender o funcionamento de um sistema de renovação do ar em supermercados, bem como a sua importância, compartilhe-o com outras pessoas que possam se interessar pelo assunto e continue acompanhando nossas redes sociais para receber mais conteúdos como este! 

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente