fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


Renovação e qualidade do ar nas academias

Renovação e qualidade do ar nas academias

Todo mundo sabe que a prática de atividade física é muito importante para a saúde e qualidade de vida, e para muitas pessoas, a academia é o melhor lugar para colocar o corpo para trabalhar. Durante os treinos, é comum a preocupação em saber se o exercício está sendo feito da maneira correta, ou mesmo se os resultados desejados estão sendo alcançados… O que poucos sabem é que além desses fatores, existe um outro grande ponto que deve ser levado em consideração: a renovação e qualidade do ar nas academias.

Climatização nas academias

Climatização nas academias

Com a chegada do inverno e do tempo chuvoso, muitas pessoas passam a fazer atividades físicas em locais fechados. Mas, levando em consideração o número de pessoas nesse mesmo ambiente, fugir do clima da estação pode ser algo perigoso.

O conforto térmico é fundamental para a prática de exercícios físicos. Membro do Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), o engenheiro Fábio Takacs alerta que as próprias condições de uso das academias interferem diretamente na qualidade do ar interior.

Primeiro, em razão de serem ambientes de alta densidade de ocupação. Segundo porque nesses espaços os frequentadores encontram-se em estado metabólico acelerado, consumindo grande quantidade de oxigênio (que precisa ser reposto) com respectiva descarga de CO2 e H2O da respiração, e eliminado fluídos corpóreos e odores. “A umidade tende a ficar elevada em função da água rejeitada na respiração e na transpiração. E umidade relativa elevada ajuda na proliferação de micro-organismos que podem ser também patogênicos”, detalha.

Conforto térmico nas academias

Conforto térmico nas academias

Por ser um ambiente com alta concentração de pessoas com metabolismo acelerado, o consumo de oxigênio é maior. Esse oxigênio é reposto com a liberação de CO2 e H2O, por meio da respiração e da transpiração. Essa combinação além de não ser nada agradável, acaba deixando o ambiente mais úmido, o que facilita a proliferação de micro-organismos no ar.

Os cuidados com a climatização das academias devem levar em consideração equipamentos que controlem a temperatura e a umidade do ar conforme a época do ano. Vale lembrar que um ar muito seco também causa desconforto e pode gerar problemas respiratórios.

Cuidados com o uso de aparelhos de ar condicionado

Cuidados com o uso de aparelhos de ar condicionado

O uso de equipamentos do tipo SPLIT de parede ou teto é muito comuns em academias, mas será que esse aparelho atende as necessidades do ambiente de forma ideal?

O ar condicionado do tipo SPLIT não é capaz de renovar o ar no ambiente e pode deixar o ambiente ressecado, podendo prejudicar o desempenho nos exercícios e propiciar o aumento de doenças respiratórias.

Em todos os ambientes de uso público e/ou coletivo, a renovação do ar no ambiente é fundamental para garantir a saúde e qualidade de vida dos ocupantes do espaço. 

É sempre importante ressaltar que a preocupação com a qualidade e renovação do ar já é obrigatória através da Lei em vigor 13.589/2018, que determina que todos os edifícios – públicos ou privados – são obrigados a realizar a manutenção de seus sistemas de ar condicionado, isso para novas e atuais instalações de ar condicionado. O objetivo é garantir a boa qualidade do ar interior, considerando padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza do ar.

A Lei também requisita que ambientes com ar condicionado tipo SPLIT tenham renovação de ar, onde deve ser adicionado um sistema composto de ventilador e filtros (Insuflador).

O que fazer para garantir a renovação e qualidade do ar nas academias?

O que fazer para garantir a renovação e qualidade do ar nas academias?

Comece a reparar na qualidade do ar presente nas academias que você frequenta, note se sentir um odor químico ou carregado, e converse com o dono do estabelecimento. A renovação e qualidade do ar nas academias não é importante apenas para a qualidade do treino, mas também para a sua própria saúde e a dos outros ocupantes.

Uma excelente estratégia para garantir a renovação e qualidade do ar nas academias durante todo o ano é apostando em produtos e equipamentos que auxiliem na renovação do ar nesses ambientes.

 A Sicflux, junto a uma equipe qualificada, conta com ventiladores que possuem filtros especiais para renovar e manter a boa qualidade do ar em ambientes internos, de modo a garantir o conforto e a saúde dos ocupantes.

Ficou com alguma dúvida ou deseja saber mais? Entre em contato com um de nossos especialistas!

Acesse nossa loja virtual!

Comentários

Receba conteúdo exclusivo gratuitamente