fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Sistema de exaustão em vestiários esportivos: qual a importância?

    Vestiários esportivos são ambientes que requerem um sistema de exaustão eficiente e adequado para garantir a melhor qualidade do ar interior. As exigências de funcionamento de um sistema de renovação do ar para vestiários são asseguradas pela ABNT.

    São inúmeras soluções de exaustão que podem ser adotadas de acordo com as especificações técnicas destes ambientes, como a área e o número de pessoas que ocupam estes espaços diariamente.

    Além da qualidade do ar, é importante garantir o conforto térmico em vestiários esportivos. Continue lendo para entender como funciona um sistema de exaustão em vestiários esportivos!

    | Leia também: 3 motivos para instalar um sistema de exaustão industrial

    O que é um sistema de exaustão?

    De maneira geral, um sistema de exaustão consiste em um conjunto de equipamentos que realizam a retirada do ar, contaminado por partículas sólidas ou líquidas e gases, que está presente em um ambiente interior sem que haja a necessidade de despressurizá-lo.

    Ou seja, trata-se de um sistema que capta o ar interior e remove suas impurezas, renovando-o e inserindo um ar mais limpo no ambiente por meio de equipamentos específicos.

    Sua principal função é prevenir a propagação de bactérias, vírus, fungos e outros poluentes que causam doenças e diminuem a qualidade do ar, colocando em risco a saúde dos ocupantes daquele ambiente. Além disso, um sistema de exaustão garante o conforto térmico do espaço.

    Como funciona um sistema de exaustão?

    Um projeto de sistema de exaustão é, como diz o próprio nome, composto por um exaustor, que capta, filtra e conduz poeiras, gases e outros poluentes do ambiente interior para o exterior e um sistema de insuflamento de ar externo.

    Os exaustores também podem ser utilizados para resfriar o ambiente, atuando como um condicionador de ar, removendo o ar quente e poluído do ambiente e substituindo-o por ar mais frio e filtrado.

    | Leia também: Psicrometria: o que é e qual a sua importância?

    Qual é a importância da renovação de ar em vestiários esportivos?

    Vestiários esportivos e academias requerem atenção especial na hora de garantir a qualidade do ar interior, isso porque, nesses ambientes, dezenas de pessoas circulam diariamente. 

    Isso acontece porque, por se tratar de um ambiente ocupado por pessoas que praticam esportes e estão em estado metabólico acelerado, o oxigênio nos vestiários e academias é consumido muito mais rapidamente e precisa ser renovado constantemente.

    Além disso, a umidade nos vestiários tende a ser mais elevada, seja pelo uso constante de torneiras e chuveiros ou pela transpiração dos corpos, que ainda acarreta no acúmulo de bactérias e odores indesejados. O grande volume de umidade no ar facilita a proliferação de microrganismos que colocam a saúde dos ocupantes do ambiente em risco.

    Resumidamente, um sistema de exaustão é extremamente importante e indispensável para vestiários esportivos e ambientes fechados, com pouca ou nenhuma ventilação, no geral, para controlar a temperatura do ambiente e garantir o conforto térmico, controlar a umidade e extrair microorganismos e outros poluentes que contaminam o ar interior, preservando a saúde dos ocupantes do espaço.

    Este artigo foi útil?

    Se este artigo foi útil e esclareceu suas dúvidas sobre o funcionamento de um sistema de exaustão em vestiários esportivos, bem como a sua importância, compartilhe-o com outras pessoas que possam se interessar pelo assunto e continue acompanhando nossas redes sociais para receber mais conteúdos como este!

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente