fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    5 piores cidades para respirar no Brasil

    5 piores cidades para respirar no Brasil

    5 piores cidades para respirar no Brasil


    O aumento da concentração de poluentes nas cidades vem gerando efeitos diretos na população, que já sofre há muitos anos com as consequências com a saúde e qualidade de vida. Até 2019, o estudo mais completo sobre a poluição no país era o de compilação de dados feitos pelo Cuponation, o qual apontava as capitais e as grandes cidades como os fatores mais poluentes. O Brasil é o 65° país mais poluído do mundo. Visto isso, você sabia que existe uma classificação das 5 piores cidades para respirar no Brasil?

    Não é de se espantar, mas as piores cidades para respirar no Brasil são aquelas mais populosas. Já dá para ter uma ideia de quem são os principais responsáveis por toda a poluição, não é mesmo? 

    A atividade humana representa a maior parte da poluição e está crescendo a um ritmo alarmante, causando inúmeras rupturas nos equilíbrios biológicos e naturais. Sem mais delongas, veja quais são as 5 piores cidades para respirar no Brasil: 

    1ª Rio de Janeiro: A capital, Rio de Janeiro, possui uma grande frota (responsável por 75% das emissões de poluentes da cidade) e, devido à sua localização, é cercada por montanhas que dificultam a dissipação e disseminação de poluentes atmosféricos. Isso também foi agravado pela ocupação contínua de vegetação anteriormente nativa na encosta e pelo aumento do desmatamento.

    2ª Cubatão: Após sua industrialização de 1960, a pouca preocupação com o meio ambiente da época e o grande desmatamento de Mata Atlântica, Cubatão teve uma grande contribuição para a liberação de concentração enormes de poluentes (cerca de 30 mil toneladas de poluentes por mês). Essas ações fizeram com que Cubatão recebesse o título de “Vale da Morte” e se tornasse a cidade mais poluída do mundo entre 1980 e 1982. 

    Para mudar essa realidade, o governo estadual desenvolveu um extenso projeto de recuperação ambiental centrado no controle das emissões de poluentes e tratamento dos resíduos industriais. Apesar de ser considerada uma cidade muito mais limpa do que seu histórico, Cubatão ainda aparece no topo da lista de cidades poluídas, com 48 microgramas de poluentes por metro cúbico.

    3ª Campinas: Com mais de 1 milhão de habitantes, Campinas é uma das maiores cidades do estado de São Paulo.  Com frota de veículos que contabilizam cerca de 70% de todas as emissões de poluentes atmosféricos. A cidade possui 39 microgramas de poluentes por metro cúbico, se tornando a 3ª cidade mais poluída do Brasil. 

    4ª São Paulo: Não é segredo para ninguém que a capital paulista é dona de um cenário de muita poluição. Com 28,1 microgramas, São Paulo possui uma grande área industrial, extensas faixas de urbanização e uma das maiores frotas de veículos circulando todos os dias nas ruas, fatores esses que agravam o cenário de poluentes no ar. 

    5ª Curitiba: Apesar de Curitiba ser a quinta cidade mais poluída do Brasil, ela vem se saindo bem no combate à poluição. Essa poluição é causada principalmente pelas emissões veiculares e pela alta urbanização, com teor poluente de 29 microgramas por metro cúbico. 

    Qual o impacto da poluição do ar nessas cidades? 

    Os efeitos da poluição do ar sobre a vida na Terra são extremamente perigosos. Além das doenças que causa aos seres vivos, a poluição também altera o equilíbrio geral dos ecossistemas da Terra. Como resultado das elevadas taxas de poluição nas últimas décadas e da própria poluição humana, o mundo está passando por um processo de mudanças climáticas, que estão comprometendo a qualidade de vida das pessoas.

    Mudar essa realidade não é fácil, é importante saber que a responsabilidade desses danos envolve vários setores, como indústria, transporte, energia, combustível, meio ambiente, entre outros. E a população também é parte importante nesse processo. Entretanto, existem alguns cuidados que podem ser feitos 

    Apostar em equipamentos capazes de colaborar para a melhora na qualidade do ar dos ambientes é um começo. E a boa notícia é que existe uma gama de tecnologias acessíveis para reduzir os poluentes internos de forma significativa. A Sicflux conta com uma equipe qualificada para entregar as melhores propostas para renovar e manter a boa qualidade do ar em ambientes internos, garantindo conforto térmico e saúde para todos os ocupantes.

    Entre em contato com um de nossos consultores e nos diga como podemos ajudar. 

    FONTES
    – Cidades mais poluídas do Brasil – Infoescola. Disponível em: https://www.infoescola.com/ecologia/cidades-mais-poluidas-do-brasil/
    – Quais são as cidades que mais poluem no Brasil? – Summitmobilidade. Disponível em: https://summitmobilidade.estadao.com.br/ir-e-vir-no-mundo/quais-sao-as-cidades-que-mais-poluem-no-brasil/

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    1. Esqueceram de Volta Redonda!

      Eduardo | 25/02/2024

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente