fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Como a qualidade do ar influencia na saúde humana

    Como a qualidade do ar influencia na saúde humana
    Como a qualidade do ar influencia na saúde humana

    Quem é a favor de uma boa qualidade de vida não pode dispensar um bom ar puro, não é mesmo? Entretanto, para se ter uma boa qualidade do ar, é necessário a interação de um complexo conjunto de fatores dentre os quais se destacam as emissões de gases poluentes, as mudanças climáticas e as queimadas, além da poluição causada pelos automóveis, que podem ser favoráveis para a saúde humana quando bem controladas.

    Para se ter uma ideia da gravidade dos problemas causados pela poluição do ar, nove em cada dez pessoas respiram ar contaminado no mundo, isso de acordo com o mais recente relatório da OMS, publicado em 2018.

    Mas como a qualidade do ar influencia na saúde humana? Continue com a gente e confira!

    Poluição do ar e a saúde humana

     Poluição do ar e a saúde humana

    Embora os efeitos da má qualidade do ar não sejam tão visíveis quando comparados a outros fatores que podem influenciar na saúde – como a alimentação precária e as más condições de moradia, por exemplo – a exposição a poluição atmosférica pode causar inúmeros prejuízos à saúde e qualidade de vida da população, muitos até irreversíveis. Alguns dos problemas causados podem incluir doenças respiratórias como:asma, bronquite, enfisema pulmonar, câncer de pulmão e cardiovasculares. Outros problemas podem ser desencadeados a curto prazo pela poluição do ar, entre eles, a irritação das mucosas, da garganta e bronquite.

    É importante saber que os problemas de saúde relacionados a qualidade do ar podem afetar pessoas de todas as idades, mas as mais vulneráveis ainda são as crianças, os idosos e as pessoas que já apresentam alguma doença respiratória.

    De acordo com Maria Alenita de Oliveira, pneumologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, os problemas originados pela alta concentração de poluentes no ar influenciam diretamente no aumento de infecções respiratórias, irritação ocular e na garganta, ressecamento das mucosas nasais e da pele. A causa está relacionada à reação inflamatória nos pulmões, devido às substâncias oxidantes que reduzem as defesas pulmonares. Existe uma incidência elevada de sintomas como tosse, irritações nos olhos e na garganta, aperto no peito e dificuldade para respirar.

    Qualidade do ar e a saúde humana

    Qualidade do ar e a saúde humana

    Quando começamos a cuidar da qualidade do ar, consequentemente, cuidados também do bem mais preciso que temos: a nossa saúde. Os benefícios são vários, mas vamos destacar três campos facilmente observáveis em nosso dia a dia:

    – Produtividade
    Já se sentiu cansado e desanimado em algum ambiente? Quando se busca renovação e qualidade do ar, os cuidados são de grande importância. Um dos clássicos exemplos de prejuízos relacionados a baixa produtividade ocorre nas grandes empresas, onde a renovação do ar muitas vezes não é adequada aos trabalhadores. Apostar em equipamentos que oferecem renovação do ar oferece mais produtividade aos ocupantes do espaço.

    – Saúde e qualidade de vida
    Ter saúde e qualidade de vida envolvem muitos fatores, e o ar que respiramos tem uma grande importância. Ambientes com qualidade do ar renovado oferecem menos riscos à saúde, especialmente se tratando de doenças respiratórias. A respiração fica mais leve, agradável e confortável.

    – Bem-estar
    O bem-estar é uma das coisas que mais buscamos no nosso dia a dia, e quando temos produtividade, saúde e qualidade de vida, tudo fica em repleto equilíbrio e harmonia. 

    Esses são alguns dos inúmeros benefícios que a qualidade do ar oferece para nossa vida. Sem ar não pode haver vida, mas respirar um ar poluído nos condena a uma vida cercada de doenças.

    Qual a qualidade do ar que você respira? Como você se sente no ambiente em que está agora, nesse exato momento?

    A poluição do ar necessita de ações urgentes para que os índices de poluentes sejam diminuídos e a população possa viver de forma mais saudável possível.

    As ações que podem ser feitas são pequenas, e você pode contar com a ajuda de uma empresa que entende do assunto! A Sicflux conta com uma equipe qualificada para entregar as melhores propostas para renovar e manter a boa qualidade do ar em ambientes internos, garantindo conforto térmico e saúde para todos os ocupantes.

    Venha conversar com um de nossos especialistas para saber mais!

    Acesse nossa loja virtual!

    Comentários

    1. Gostri muito das coisa do anbiente e do ar que respirmos

      Gabriela kesya dos santos | 19/03/2024

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente