Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


Importância do conforto térmico no ambiente de trabalho

conforto térmico no ambiente de trabalho
Importância do conforto térmico no ambiente de trabalho

Você sabe qual a importância do conforto térmico no ambiente de trabalho? Devido as variações climáticas que temos no país, acabamos não tendo mais estações do ano nitidamente definidas. Em virtude disso, investir no conforto térmico em espaços de permanência prolongada torna-se cada vez mais importante para manter a qualidade do ar no ambiente.

Aparelhos como o ar condicionado e ventiladores são fundamentais no ambiente de trabalho, eles mantêm uma temperatura agradável e evita que inúmeros problemas de saúde causados pela má qualidade do ar ocorram.

Não importa o local, ambientes climatizados possibilitam melhor sensação e conforto térmico para todas as atividades diárias. Quer entender como esse processo funciona? Então confira com a gente!

O que é o conforto térmico?

O que é o conforto térmico?
O que é o conforto térmico?

O conforto térmico, de maneira simples, é a sensação de adequação térmica do corpo em relação ao ambiente em que se está inserido, isto é, quando não se sente nem calor, nem frio dentro do ambiente.

Mas é importante saber que esse mesmo conforto térmico leva em conta diversos fatores que influenciam na sua qualidade, tais como fatores ambientais e pessoais, incluindo a temperatura ambiente, velocidade do ar, umidade e calor metabólico. Portanto, considerar apenas a temperatura do ar ambiente não é suficiente.

E se você pensa em construir, os fatores citados anteriormente devem estar inclusos no projeto, isso pode evitar que vários problemas ocorram pós a obra, como a proliferação de bactérias e os incômodos com paredes mofadas, por exemplo. Para estabelecer o conforto térmico em projetos e edificações, é fundamental realizar estudos dos dados climáticos, geometria solar e fluxo dos ventos do local.

Se você quer saber mais sobre como garantir a qualidade do ar na construção, confira o material que postamos recentemente. É só clicar aqui.

Como encontrar a temperatura ideal?

Como encontrar a temperatura ideal?
Como encontrar a temperatura ideal?

Muita gente não sabe, mas proporcionar conforto térmico no ambiente de trabalho não é apenas uma opção para o empregador – é uma obrigação. Nos artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que regulam o tema, mostra-se claramente a responsabilidade do empregador de oferecer condições favoráveis aos trabalhadores.

De acordo com o Artigo 176, os locais de trabalho devem ter ventilação natural compatível com o serviço realizado. E quando esta não for suficiente, torna-se necessária a ventilação artificial.

Segundo a NR17, do Ministério do Trabalho, a temperatura do ambiente de trabalho onde são executadas atividades intelectuais como nos laboratórios, escritórios, sala de desenvolvimento e projetos, deve ficar entre 20 e 23 graus centígrados, com umidade relativa inferior a 40%. Já a norma ISO 9241, estabelece que o ideal é manter a temperatura entre 20 e 24 graus no verão e 23 e 26 no inverno, com umidade relativa entre 40% e 80%.

Perigos de não controlar a temperatura no ambiente de trabalho

Você se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores?
Você se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores?

Às vezes quente demais, outras frio demais… Independentemente da situação que você já tenha enfrentado no trabalho, nenhuma das situações são agradáveis e podem causar grandes problemas de curto a longo prazo.

O desconforto térmico prejudica a qualidade do serviço. Ambientes com temperaturas muito baixas tendem a proporcionar tremores aos funcionários, o que dificulta o raciocínio, a movimentação das mãos, além de maiores riscos de desencadear uma doença respiratória.

Temperaturas mais altas, por sua vez, tendem a deixar as pessoas mais irritadas, dificultado a concentração e aumentando a frequência de tomada de decisões equivocadas.

Você se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores?

Você se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores?
Você se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores?

Pensar no bem-estar de seus colaboradores é o ponto chave para o crescimento interno da empresa. Depois da boa convivência com as pessoas, o conforto térmico é essencial para fazer o trabalho fluir da melhor forma.

Portanto, se você deseja oferecer qualidade de vida no ambiente de trabalho e que seus colaboradores trabalhem com mais eficiência e bem-estar, é preciso garantir uma temperatura agradável e confortável para eles – e apostar em equipamentos de qualidade pode ser um ótimo começo.

A combinação de equipamentos para climatização aliado a equipamentos que garantam a renovação e qualidade do ar interior proporcionam conforto térmico e mais saúde durante o trabalho.

A Sicflux conta com uma equipe qualificada para entregar as melhores propostas para renovar e manter a boa qualidade do ar em ambientes internos, garantindo conforto térmico e saúde para todos os ocupantes. Além disso, conta com atendimento personalizado para atender a diversas necessidades. Entre em contato conosco e vamos conversar!

Acesse nossa loja virtual!

Comentários

Receba conteúdo exclusivo gratuitamente