fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Cuidados com a qualidade do ar no verão

    Cuidados com a qualidade do ar no verão

    Com as altas temperaturas, os cuidados com a qualidade do ar no verão merecem atenção redobrada. Devido ao clima, o uso do ar condicionado durante boa parte do dia se torna quase obrigatória. A busca por temperaturas mais agradáveis, em especial dentro de casa, se dá pela sensação abafada e de desconforto que as altas temperaturas causam às pessoas.

    No entanto, é preciso ressaltar a importância da renovação do ar no ambiente, considerando, principalmente, à influência na aquisição de doenças respiratórias, muitas delas causadas pelo acumulo de resíduos no ar no ambiente.

    A boa notícia é que seguindo algumas dicas, é possível garantir uma boa qualidade do ar no verão e nas demais estações do ano.

    Faça manutenção preventiva do seu aparelho de ar condicionado

    Faça manutenção preventiva do seu aparelho de ar condicionado

    Fazer manutenção preventiva de aparelhos de ar condicionado deve ser rotina o ano inteiro, especialmente no verão, que é a época em que o aparelho é mais utilizado. O filtro do ar condicionado esconde partículas de sujeira, bactérias e fungos que podem provocar infecções respiratórias, alergias e, em casos mais graves, até a pneumonia. Portanto, limpe e troque os filtros para garantir saúde, boa qualidade do ar e a eficiência do equipamento.

    Vale ressaltar que a preocupação com a qualidade e renovação do ar já é obrigatória através da Lei em vigor 13.589/2018, que determina que todos os edifícios – públicos ou privados – são obrigados a realizar a manutenção de seus sistemas de ar condicionado, isso para novas e atuais instalações de ar condicionado. O objetivo é garantir a boa qualidade do ar interior, considerando padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza do ar.

    A Lei também requisita que ambientes com ar condicionado tipo SPLIT tenham renovação de ar, onde deve ser adicionado um sistema composto de ventilador e filtros (Insuflador). Para saber mais sobre a importância das normas técnicas de renovação do ar, confira nosso material sobre o assunto, clicando aqui.

    Evite mudanças bruscas de temperatura

    Evite mudanças bruscas de temperatura

    A temperatura do ar no ambiente também deve fazer parte da lista de cuidados nessa estação. Regular a temperatura do ar no ambiente é fundamental para a saúde dos ocupantes.

    Mudanças bruscas de temperatura podem gerar o que chamamos de choque térmico, que em geral ocorre quando uma pessoa sai de um ambiente muito quente para um muito frio, ou vice-versa.

    Esse choque, quando muito forte, pode causar prejuízos à saúde, pois é interpretado pelo corpo como um estresse sofrido pelo organismo, que exige uma adaptação brusca para se adaptar aquele novo ambiente. Os problemas de saúde causados pela mudança de temperatura podem ir desde arritmias cardíacas, passando a alterações pulmonares no ritmo da frequência respiratória, problemas na frequência cardíaca e até alterações metabólicas.

    Segundo a Resolução nº 9 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a faixa recomendável de operação nas condições internas para verão deve variar de 23°C a 26°C.

    Cuidar da temperatura evita que problemas de saúde ocorram, além de oferecer qualidade do ar e bem-estar para as pessoas.

    Cuide da sua saúde e do seu bem-estar

    Cuide da sua saúde e do seu bem-estar

    Para ter um verão mais saudável, ter aqueles cuidados básicos com a saúde também é muito importante. A estação mais quente do ano combina com vestimentas mais leves, – opte por tecidos como o algodão, que ajudam na absorção do suor – bastante água para manter o corpo bem hidratado e uma alimentação mais leve e saudável.

    Além disso, é muito importante cuidar com a exposição solar e carregar na bolsa o protetor solar.

    Dê atenção redobrada à saúde do idoso

    Dê atenção redobrada à saúde do idoso

    Quem mais sofre com as altas temperaturas do verão – além das crianças – são os idosos, que merecem a nossa atenção redobrada.

    Segundo uma matéria publicada pelo Jornal Opção, médicos afirmam que o verão requer atenção redobrada para a saúde dos idosos. De acordo com Marcelo Levites, geriatra e diretor da Sobramfa – Educação Médica & Humanismo, os efeitos deletérios das temperaturas elevadas, somadas a uma qualidade do ar ruim, podem ser devastadores para os idosos.

    Pequenas ações podem contribuir para a renovação e qualidade do ar em ambientes internos. A Sicflux conta com uma equipe qualificada para entregar as melhores propostas para renovar e manter a boa qualidade do ar em ambientes internos, garantindo conforto térmico e saúde para todos os ocupantes.

    Venha conversar com um de nossos especialistas para saber mais!

    Acesse nossa loja virtual!

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente