fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Impactos da qualidade do ar em salas comerciais

    Impactos da qualidade do ar em salas comerciais

    Quem passa longas horas trabalhando em salas comerciais sabe bem que, infelizmente, a qualidade do ar interior desse tipo de ambiente é muito pobre. Os impactos da qualidade do ar em salas comerciais são causados devido ao tráfego intenso e às atividades realizadas em seu interior, fato que pode ter graves consequências para a saúde das pessoas que trabalham nestes locais. 

    Ventilação em salas comerciais 

    O ar que respiramos está constantemente sendo renovado pelo processo de ventilação no ambiente. No entanto, a qualidade do ar pode ser afetada pelo tipo de ventilação utilizada. Isso porque muitas empresas investem em sistemas de ventilação e filtragem para melhorar a qualidade do ar em seus escritórios, entretanto, não tomam o devido cuidado para manter esses aparelhos limpos e funcionando de maneira adequada e segura. 

    Como a poluição do ar em salas comerciais pode afetar negócios?

    Impactos da qualidade do ar em salas comerciais

    Seja um escritório, uma loja, um salão de beleza, consultório médico ou uma sala de aula, os impactos da qualidade do ar em salas comerciais são sempre os mesmos. Pode afetar a saúde dos funcionários, o bem-estar no ambiente de trabalho e até a produtividade. Pode ainda ser responsável por odores desagradáveis e outros problemas no ambiente. Por isso, é importante garantir que a qualidade do ar seja adequada para evitar problemas no funcionamento do negócio.

    Além disso, os impactos da qualidade do ar em salas comerciais podem causar danos às instalações, às mercadorias e aos equipamentos ali presentes. 

    Por que a qualidade do ar é importante em salas comerciais?

    A qualidade do ar é extremamente importante em qualquer ambiente, especialmente em salas comerciais. Primeiro, o ar fresco e limpo ajuda os funcionários e pessoas ali presentes a manterem a concentração e a produtividade. Além disso, um ambiente com má qualidade do ar pode causar danos à saúde, especialmente aos pulmões. Por fim, salas comerciais com má qualidade do ar tendem a ter mais odor, o que pode afastar as pessoas. 

    Sendo assim, a utilização dos aparelhos de ar condicionado devem obedecer alguns parâmetros e requisitos básicos, caso contrário, de nada adianta o ar condicionado. A lei 13.589/2018, sancionada em 4 de janeiro de 2018, tornou obrigatória a manutenção de ar condicionado dentro de prédios públicos e privados coletivos – que inclui qualquer tipo de ambiente comercial. 

    Como garantir a qualidade do ar em salas comerciais

    Impactos da qualidade do ar em salas comerciais

    A qualidade do ar em salas comerciais é importante para o bem-estar dos funcionários e para a produtividade da empresa. Algumas medidas que podem ser tomadas para minimizar os impactos da qualidade do ar em salas comerciais são:

    – Limpar regularmente o ar condicionado e os dutos de ventilação;
    – Não fumar dentro do ambiente;
    – Evitar usar produtos químicos perfumados na limpeza;
    – Incentivar os funcionários a fazer pausas ao ar livre durante o dia;
    – Certificar-se de que as janelas estejam abertas para permitir a circulação do ar.

    A combinação de equipamentos para climatização aliado a equipamentos que garantam a renovação e qualidade do ar interior proporcionam conforto térmico e mais saúde em salas comerciais. 

    Nunca é demais lembrar que os aparelhos de modelo SPLIT não fazem a renovação do ar sozinhos. Por esse motivo, é necessário contar com um sistema composto de ventilador e filtros (Insuflador) para garantir que o ar seja renovado no ambiente e minimizar os impactos da qualidade do ar em salas comerciais.

    Essa preocupação com a renovação de ar já é obrigatória através da Lei em vigor 13.589/2018 e com fiscalizações cada vez mais frequentes, pela ANVISA ou outros órgãos competentes. Todos os edifícios – públicos ou privados – são obrigados a realizar a manutenção de seus sistemas de ar condicionado, isso para novas e atuais instalações de ar condicionado.

    Com um conceito totalmente novo no mercado, a Sicflux desenvolveu e criou o insuflador de ar SPLITVENT, compacto e de fácil instalação. Com ele, é possível puxar o ar de fora, filtrá-lo e inseri-lo no ambiente, de forma a manter o ar sempre renovado – o que não é possível somente com a utilização do ar condicionado SPLIT. O SPLITVENT pode ser utilizado em instalações novas ou já existentes, sendo instalado próximo do ar condicionado SPLIT. Sendo bivolt, o produto pode ser instalado em 127V ou 220V.

    Além disso, recentemente a Sicflux lançou outro produto inovador e com tecnologia de ponta para tratamento do ar no ambiente. Aprovado por laboratórios renomados como o Conforlab (BRA) e UTMB (USA), o Sicflux AirBox esteriliza de forma ativa o ar do ambiente fechado reduzindo as concentrações de microrganismos como vírus, bactérias, fungos, compostos orgânicos voláteis e material particulado, tais como partículas finas de poluição, devolvendo ao ambiente um ar tratado, carregado de peróxido de hidrogênio de forma constante.

    O Airbox é totalmente seguro para pessoas e animais domésticos, não havendo nenhuma restrição no uso do produto.

    Além disso, a Sicflux oferece ainda cursos e palestras voltadas à qualidade do ar interno, destacando a importância da renovação, assim como as principais causas e efeitos dos ambientes sem a renovação adequada.

    Quer ficar por dentro de todas as tendências de renovação do ar e manter a saúde do seu espaço?

    Entre em contato conosco e vamos conversar!

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente