fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    O que é o filtro HEPA?

    O que é o filtro HEPA?

    Ambientes fechados possuem um alto grau de impurezas como vírus e bactérias, que muitas vezes podem ser difíceis de eliminar somente com aquela faxina rápida do dia a dia. Para que o local tenha um ar realmente limpo e livre de impurezas, se faz necessária a utilização de filtros capazes de fazer esse trabalho, como o filtro HEPA, considerado o mais eficiente do mercado. Você sabe o que é o filtro HEPA e como ele funciona? Acompanhe com a gente. 

    Histórico

    A história dos filtros HEPA começou na Segunda Guerra Mundial como uma melhoria nas máscaras de gás usadas em combate. O progresso durante este período foi desenvolvido durante o restante da década de 1940, especialmente como resultado dos esforços para conter partículas radioativas.

    Os filtros civis HEPA foram comercializados na década de 1950 e continuaram a ser aprimorados até chegar aos padrões atuais da exigência de retenção de partículas, onde passaram a ser utilizados em diversos setores da indústria de alta tecnologia. 

    O que é o filtro HEPA

    O que é o filtro HEPA?

    Os filtros HEPA são a abreviação de “High Efficiency Particulate Arrestance” ou traduzido aproximadamente: “Alta Eficiência na Retenção de Partículas” e são considerados filtros absolutos. É famoso por sua alta eficiência de filtragem, porque filtra 99,9% das impurezas e é muito eficaz na eliminação de ácaros, bactérias e vírus do ar que respiramos.

    Eles fazem parte de um grande número de produtos, tais como ares-condicionados, purificadores de ar e aspiradores de pó. Também é utilizado em locais específicos como aeronaves, hospitais, laboratórios, indústrias alimentícias e farmacêuticas, cabines de pesagem, etc.

    Como os filtros funcionam

    A tecnologia de um filtro HEPA permite a retenção de partículas contaminantes minúsculas, pois três funcionalidades combinam entre si para que a filtragem chegue a nível quase completo: interceptação, impacto e difusão, que eliminam microorganismos como ácaros, vírus e bactérias. Entenda melhor como as partículas são presas no filtro HEPA:

    – Interceptação: As partículas seguem o fluxo de ar, entram em contato com a fibra e ficam presas a ela.

    – Impacto: Enquanto seguem o fluxo de ar, as partículas de grandes dimensões se chocam com as fibras. Este impacto aumenta com a diminuição da separação entre as fibras e com o aumento da velocidade do fluxo de ar.

    – Difusão: A colisão de moléculas de gás com as partículas menores de 0,1 mícron, impede e retarda a passagem de macromoléculas através do filtro. Este mecanismo aumenta a probabilidade de que uma partícula seja retida no mecanismo de impacto ou interceptação, aumentando a eficácia do bloqueio dos microrganismos.

    O segredo de sua eficácia está em sua caixa composta por telas de fibra de vidro de 0,5 a 2 mícrons (milésimos de metro) de diâmetro. Há 0,3 mícron de espaço entre essas fibras, permitindo a passagem de partículas menores que 0,1 mÍcron. Para se ter uma ideia, o cabelo humano tem pelo menos 60 mícrons de diâmetro.

    Importância do filtro Hepa 

    O que é o filtro HEPA?

    Os filtros HEPA têm papel importante na eliminação de vírus e bactérias do ambiente e na garantia de uma melhor qualidade do ar interno, evitando que propagações de doenças ocorram no local.

    Mas atenção, embora seja uma tecnologia extremamente eficaz, o filtro de ar HEPA também precisa de manutenção e cuidado. Isso porque o acúmulo de impurezas pode comprometer a qualidade da filtragem e, consequentemente, a qualidade do ar no ambiente. 

    Para saber qual o produto ideal, conte com a ajuda de uma empresa especialista no assunto. Entre em contato com um de nossos especialistas, eles podem te ajudar a encontrar as melhores soluções. 


    FONTE:
    https://www.airlinkfiltros.com.br/artigos/

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente