fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Riscos do mau uso do ar condicionado

    Riscos do mau uso do ar condicionado
    Riscos do mau uso do ar condicionado

    O ar condicionado já é o principal aliado para deixar qualquer ambiente mais agradável, especialmente no verão. Seja no carro, no trabalho, na academia ou nos cômodos da casa, ele está presente no dia a dia das pessoas. Entretanto, é necessário entender que o risco do mau uso do ar condicionado pode transformar esse aliado em um verdadeiro vilão para a saúde.

    A função básica do ar condicionado é proporcionar conforto térmico aos ocupantes de um ambiente. Mas, o que acontece se ao invés do ar condicionado filtrar o ar retirando a sujeira, ele simplesmente liberasse ela no ambiente?

    Poluição do ar causada pelo ar condicionado

    Poluição do ar causada pelo ar condicionado

    Qual foi a última vez que você realizou a limpeza do seu aparelho de ar condicionado? Quando o ar condicionado não possui um sistema de limpeza adequado, fungos, ácaros, vírus e bactérias se acumulam nos filtros e em outras partes do aparelho, como as turbinas, fazendo com que o ar condicionado propague um ar sem qualidade e bactérias que entram no organismo.

    É muito comum as pessoas deixarem para fazer a limpeza e manutenção dos aparelhos quando os mesmos já não vencem as altas temperaturas. O que é um verdadeiro perigo para a saúde das pessoas que frequentam ou mesmo passam pelo ambiente.

    Quando o ar condicionado dá sinais, como não refrigerar o suficiente ou gotas de água gotejando na parte interna do mesmo, isso quer dizer que os filtros ou outras partes já estão muito saturados.

    Além dos prejuízos causados no dia a dia das pessoas, como cansaço e a perda da produtividade, existe outro fator que deve ser levado em consideração: a nossa saúde. Alguns sintomas relacionados à saúde são facilmente identificados quando estamos em um ambiente com ar poluído, como cansaço, dores de cabeça, ardência nos olhos e narinas, e em alguns casos a presença de tontura.

    Segundo dados médicos, o risco do mau uso do ar condicionado pode agravar o estado de saúde de quem já possui problemas respiratórios, como asma, rinite e sinusite. Esses dados apenas aumentam a necessidade de cuidar da qualidade do ar.

    Lei em vigor 13.589/2018

    Lei em vigor 13.589/2018
    Riscos do mau uso do ar condicionado

    Fazer manutenção preventiva de aparelhos de ar condicionado deve ser rotina o ano inteiro, pois seu filtro esconde partículas de sujeira, bactérias e fungos que podem provocar infecções respiratórias, alergias e, em casos mais graves, até a pneumonia. Portanto, limpe e troque os filtros para garantir saúde, boa qualidade do ar e a eficiência do equipamento.

    É sempre importante ressaltar que a preocupação com a qualidade e renovação do ar já é obrigatória através da Lei em vigor 13.589/2018, que determina que todos os edifícios – públicos ou privados – são obrigados a realizar a manutenção de seus sistemas de ar condicionado, isso para novas e atuais instalações de ar condicionado. O objetivo é garantir a boa qualidade do ar interior, considerando padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza do ar.

    A Lei também requisita que ambientes com ar condicionado tipo SPLIT tenham renovação de ar, onde deve ser adicionado um sistema composto de ventilador e filtros (Insuflador).

    Garanta a qualidade do ar no seu ambiente

    Garanta a qualidade do ar no seu ambiente

    Obedecer à lei e garantir a limpeza dos aparelhos de ar condicionado da forma correta garante a renovação e boa qualidade do ar, além, é claro, de cuidar da nossa saúde e eliminar os riscos causados pela poluição do ar.

    Portanto, deve-se limpar o aparelho com frequência para evitar o acumulo de sujeira e a propagação da poluição do ar no ambiente. Além de reduzir os riscos de doenças, a limpeza oferece maior vida útil e a diminuição dos gastos com energia elétrica.

    A Sicflux oferece uma vasta linha de equipamentos para renovação de ar, que sozinho ou em conjunto com o ar condicionado, oferecem uma melhor qualidade do ar em ambientes internos.

    Acesse nossa loja virtual!

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente