fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Ondas de calor geram consequências na qualidade do ar

    Ondas de calor geram consequências na qualidade do ar

    A onda de calor vem quebrando recordes em todo o Brasil e as consequências na saúde e na qualidade de vida das pessoas já podem ser percebidas. Mas não para por aí, as ondas de calor geram consequências na qualidade do ar, fazendo crescer a necessidade de atenção e implantação de ações para mudar esse cenário. 

    O que vem causando essa onda de calor? 

    De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional do governo dos Estados Unidos, o NOAA, as ondas de calor são, geralmente, o resultado de ar aprisionado. Ao invés de circular ao redor do globo, um sistema de alta pressão faz com que o ar quente fique parado, aquecido e seja forçado para baixo. Ao mesmo tempo, a força evita que o ar próximo ao solo suba. É como se o ar do topo fosse um boné que não deixa o que está abaixo dele escapar.

    Por mais que o fenômeno possa ser explicado como parte de um sistema atmosférico, as ondas de calor estão cada vez mais frequentes, intensas e perigosas para a saúde humana e para os ecossistemas. Além do ciclo natural que explica como se forma uma onda de calor, o fenômeno também vem sofrendo interferências das mudanças do clima, impulsionadas pelo aquecimento global.

    Como as ondas de calor geram consequências na qualidade do ar 

    Ondas de calor geram consequências na qualidade do ar

    O que parece uma pequena variação na temperatura pode ter efeitos dramáticos para as pessoas e os sistemas naturais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma onda de calor tem relação direta com o aumento de mortes.

    Segundo a instituição, o fenômeno está entre os mais perigosos desastres naturais, mas raramente recebe a devida atenção porque os óbitos e a destruição causados por ele nem sempre ficam tão óbvios.

    As condições meteorológicas são fatores decisivos que afetam a qualidade do ar, controlam os processos atmosféricos ou influenciam a dispersão de poluentes emitidos na atmosfera. Outro poluente que aumenta em dias secos, com ar parado é o ozônio. Este é um poluente que surge em dias ensolarados e sem nuvens. O excesso de ozônio no ar pode causar problemas como dor de cabeça e irritação nos olhos, entre outros transtornos.

    Além disso, a qualidade do ar é diretamente afetada pela distribuição e intensidade das emissões de poluentes atmosféricos e industriais. Nas áreas centrais das grandes cidades, a exaustão dos veículos desempenha um papel fundamental na poluição do ar, enquanto a exaustão industrial tem um grande impacto na qualidade do ar em áreas específicas.

    Os principais poluentes encontrados nas grandes cidades, e que servem como indicadores da qualidade do ar são: material particulado (MP), dióxido de enxofre (SO2), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), óxidos de nitrogênio (NOx).

    No entanto, é preciso ressaltar a importância da renovação do ar no ambiente, considerando, principalmente, a influência na aquisição de doenças respiratórias, muitas delas causadas pelo acúmulo de resíduos no ar no ambiente.

    Saúde pode ser afetada pelas ondas de calor

    Ondas de calor geram consequências na qualidade do ar

    Não dá pra ficar sem ar condicionado com todo esse calor, né? Devido ao clima, o uso do ar condicionado durante boa parte do dia se torna quase obrigatório. A busca por temperaturas mais agradáveis, em especial dentro de casa, se dá pela sensação abafada e de desconforto que as altas temperaturas causam às pessoas.

    Mas ar condicionado ligado nem sempre é sinônimo de qualidade do ar. Afinal, de nada adianta ter ar gelado no ambiente, se o aparelho não conta com renovação do ar ou está com os filtros sujos.  Afinal, o filtro do ar condicionado é responsável por filtrar detritos do sistema de ar, o que significa que precisam passar por constantes higienizações. 

    Em virtude disso e das consequências desse acúmulo de sujeira, fazer manutenções periódicas dos aparelhos de ar condicionado torna-se inevitável para uma melhor qualidade de vida, evitando que ácaros, bactérias e fungos se espalhem no ambiente.

    Cuidados fundamentais em dias quentes 

    Ondas de calor geram consequências na qualidade do ar

    Para proteger a saúde, a Defesa Civil orienta:
    – Procure manter os ambientes com temperatura menor do que 32°C, principalmente aqueles que tenham idosos ou pessoas doentes;
    – Não deixe crianças ou animais dentro do carro sozinhos;
    – Minimize a exposição direta ao sol. Use roupas folgadas e claras;
    – Hidrate-se bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos;
    – Coma alimentos leves, frescos e de fácil digestão, como frutas e legumes.

    Como amenizar as consequências das ondas de calor e melhorar a qualidade do ar 

    Ondas de calor geram consequências na qualidade do ar

    Apostar em um sistema de insufladores de ar pode colaborar para a melhora na qualidade do ar de ambientes fechados. De modo geral, os insufladores são aparelhos indicados para a eliminação de odores e impurezas de áreas com pouca ou nenhuma ventilação. Portanto, trabalham na filtração do ar poluído que vem de fora antes de inseri-lo no ambiente. Desta forma, é possível manter um ambiente fechado com ar uniforme e de qualidade.

    A Sicflux se preocupa em cuidar da sua saúde. Por isso, conta com uma equipe de profissionais altamente qualificada para entregar as melhores soluções em renovação de ar para ambientes internos. Além de produtos certificados e garantia de qualidade.

    Quer tornar o seu ambiente mais saudável e com a renovação de ar que necessita para curtir o verão do jeito que você e sua família merecem? Entre em contato e venha bater um papo com a gente. 

    FONTE
    https://www.noaa.gov/

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente