fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Plantas podem colaborar para a qualidade do ar interno

    Você sabia que, além de embelezar o ambiente, trazer mais vida e aconchego para os ocupantes, algumas plantas podem colaborar para a qualidade do ar interno? Isso mesmo! Com um pouco de inspiração, você pode usar elas para decorar seu ambiente e ainda promover mais saúde. Quer saber como e quais são elas? Confira com a gente. 

    Plantas como aliadas na qualidade do ar interno 

    A NASA (National Aeronautics and Space Administration) pode ter encontrado uma solução ao tentar criar um sistema de suporte à vida para habitação de longo prazo no espaço. Há muito se sabe que as plantas e os micróbios em suas raízes purificam e restauram o ar da Terra. Então a NASA começou algumas pesquisas usando plantas de casa para remover produtos químicos tóxicos de câmaras de teste seladas. 

    Na década de 1980, cientistas do Centro Espacial John C. Stennis, no Mississippi, demonstraram que as plantas domésticas podem remover substâncias químicas nocivas de ambientes internos. A capacidade das plantas de melhorar a qualidade e a saúde do ar interno não é mais especulação, mas fato científico.

    Plantas que podem colaborar para a qualidade do ar interno

    Agora que você já conhece os benefícios das plantas para melhorar a qualidade do ar interno, é só escolher as suas preferidas e incluí-las no seu ambiente. 

    • LÍRIO-DA-PAZ: O lírio-da-paz é uma ótima planta para ter dentro de casa, isso porque ela não necessita de iluminação direta. Ela auxilia no aumento da umidade e ajuda a eliminar substâncias químicas e micróbios presentes no ambiente e que causam alergias

    • ESPADA DE SÃO JORGE: Além de embelezar ainda mais o ambiente, a planta consegue absorver os formaldeídos, liberados por madeiras, tecidos sintéticos e carpetes, eliminando poeiras e organismos poluentes, além de produzir uma grande quantidade de oxigênio. 

    • JIBÓIA: A Jibóia também não precisa de muita luz, o que pode ser uma ótima escolha para ambientes fechados. É uma planta que absorve e filtra o benzeno, presente em diversos produtos de limpeza. 

    • PALMEIRA RÁFIA: A palmeira ráfia tem a capacidade de embelezar o ambiente reduzir a quantidade de amônia no ar, liberada pelos produtos de limpeza, tecidos e tintas capilares. 

    • FICUS: Perfeita para ambientes fechados, a Ficus auxilia na filtragem, do formaldeído no ar, substância que encontramos em colas, na fumaça de cigarros e madeiras compensadas. 

    Como as plantas colaboram para a qualidade do ar interno

    Plantas podem colaborar para a qualidade do ar interno

    Elas utilizam dois processos para mover produtos químicos do ar até suas raízes. As folhas absorvem determinados produtos químicos no ar e as transportam no interior dos tecidos da planta até as raízes. As plantas também puxam o ar para baixo em torno de suas raízes, quando a umidade é emitida das folhas durante a transpiração. E então os micróbios da raiz destroem estes produtos químicos.

    Aquelas plantas que possuem uma taxa maior de transpiração podem mover quantidades maiores de ar, o que acabam limpando de forma mais eficaz. 

    Você já conhecia os benefícios das plantas para a melhora da qualidade do ar interno? Trata-se de uma solução simples e super bonita de proporcionar mais saúde às pessoas que ocupam o espaço. 

    Entretanto, é importante ter atenção: As plantas podem oferecer sim um grande auxílio na melhora da qualidade do ar interno. Mas não deve ser a única solução para oferecer saúde e segurança em um ambiente. Além do uso das plantas citadas, é fundamental contar com produtos específicos e que realmente atendam as necessidades de renovação do ar no ambiente. 

    Para saber qual o produto ideal, conte com a ajuda de uma empresa especialista no assunto. Entre em contato com um de nossos especialistas, eles podem te ajudar a encontrar as melhores soluções. 

    FONTE:
    B.C. “Bill” Wolverton, Ph. D. Limpando o ar com plantas domésticas. Disponível em: https://mac.arq.br/wp-content/uploads/2016/02/Limpando-o-ar-com-plantas-dom%C3%A9sticas.pdf 

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente