fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Por que seu banheiro precisa de um exaustor?

    Todo banheiro/lavabo, devido à alta concentração de umidade ou de gases e odores – e que não são bem-vindos no ambiente – necessitam de uma ventilação para manter-se saudável, sendo ela natural ou mecânica. Banheiros costumam ser ambientes pequenos, úmidos e fechados e, por isso, a qualidade do ar é indispensável para evitar contaminações e possíveis doenças causadas por elas. Mas afinal, por que seu banheiro precisa de um exaustor?

    Ventilação natural

    A ventilação natural é aquela que ocorre através de janelas, e nem sempre é uma boa opção – na maioria das vezes não é uma boa opção. Isso ocorre pois nem sempre o local da janela está na direção, sentido e força do vento, ou até mesmo a diferença de pressão das construções não deixam que a ventilação natural por janelas funcione corretamente. Em consequência disso, a umidade do chuveiro e o odor do ambiente ficam presos, causando desconforto e prejudicando a saúde do ambiente.

    Uma forma simples de observar se a ventilação natural não está sendo suficiente para o banheiro, é observar a presença de bolor/umidade no teto.   

    Ventilação mecânica

    A ventilação mecânica, por sua vez, é o suporte oferecido por meio de equipamentos para facilitar e até mesmo aumentar a circulação do ar no ambiente. Ela garante que em qualquer ação do vento, clima e tempo a ventilação irá funcionar de forma eficaz. O exaustor de ar é um grande exemplo. Utilizando exaustores dimensionados corretamente, é possível garantir a prevenção da criação de fungos, bactérias e odores indesejados dentro de banheiros/lavabos.

    Para escolher um exaustor, sempre peça orientação a uma empresa qualificada para auxiliar no dimensionamento do equipamento ideal.

    Como a poluição se esconde nos banheiros

    O banheiro é um dos cômodos mais suscetíveis à proliferação de bactérias e germes devido à constante umidade preza no ambiente.

    Mesmo que a limpeza do banheiro seja frequente e com produtos específicos para banheiros, nem sempre é possível eliminar todas as impurezas presentes. Ao longo do tempo, os resíduos podem se acumular, comprometendo os móveis e a qualidade do ar no ambiente.
    É importante ressaltar também que o mofo e o bolor não apenas são esteticamente desagradáveis e cheiram mal, mas também prejudicam a saúde dos ocupantes. Para saber mais sobre o assunto, confira o material que publicamos recentemente sobre como a poluição do ar se esconde no ambiente.

    Como vimos até aqui, a ventilação natural nem sempre é suficiente para manter a qualidade do ar nos banheiros. Quando respiramos, o ar da atmosfera entra no nosso corpo sendo filtrado pelas narinas até chegar aos pulmões. Quando esse ar chega concentrado de poluentes, ocorre uma maior chance das pessoas desenvolverem diversos problemas que afetam a saúde e qualidade de vida. 

    Importante

    A escolha do equipamento correto não é determinada apenas pela área ou volume do banheiro, existem outros fatores que são até mais importantes para determinar o equipamento correto. Por isso, contate sempre uma empresa referência no segmento para o melhor auxílio.

    A Sicflux conta com uma equipe altamente qualificada para entregar as melhores soluções em renovação de ar para o seu ambiente, incluindo as melhores soluções em exaustores silenciosos, de fácil instalação e certificados pelo INMETRO com garantia de qualidade. Venha conversar com a nossa equipe!

    Conteúdo produzido por: André Zaghetto – Consultor Técnico da Sicflux.

    Acesse nossa loja virtual!

    Comentários

    1. Vcs pegaram esta informação em qual norma, sejam específicos, informem Norma, Artigo e Parágrafo, por favor?

      DANIEL FABRI | 23/07/2023
      • Olá Daniel. Este artigo não citou fontes ou normas por ser apenas um informativo sobre a necessidade da renovação de ar em banheiros. Para conhecimento, recomendamos as normas NBR 16401, RE-09 da anvisa e as normas da Ashrae. Também temos outros artigos em nosso blog que são mais técnicos ou específicos de normas que ai citam as mesmas. Caso tenha dúvidas, favor entrar em contato com nossos consultores técnicos. Obrigado !

        Sicflux Brasil | 24/07/2023
    2. Boa tarde!
      Vocês vendem o Exaustor Sicflux Sonora 10 Bivolt (100mm) com Temporizador? Obrigada!

      Andréa Gomes | 10/09/2022
      • Olá ! Somos os fabricantes desses produtos. Você pode através de nosso site, consultar os produtos para compra em nossa loja virtual e também acessar uma lista de distribuidores com vendas online e lojas físicas que distribuem os nossos produtos para realizar a compra dos mesmos. Obrigado

        Sicflux Brasil | 12/09/2022
    3. Tenho um banheiro com uma.janela.pequena que dá.pra.dentro de casa, é um apto, muito problema de mofo no teto. Existe algum exaustor que possa ser instalado sem furar a.parede pra fora do prédio?

      Ivone Bueno | 17/10/2020
      • Boa Tarde Ivone ! Todos os nossos modelos de exaustores são para instalação em parede, com a necessidade de furo. Obrigado !

        Sicflux Brasil | 19/10/2020

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente