fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Sistema de exaustão de fumaça para edificações

    Sistema de exaustão de fumaça para edificações

    Quando ocorre um incêndio ou o vazamento de algum gás tóxico em um ambiente fechado e com pouca circulação de ar, os momentos iniciais são fundamentais para a evacuação e sobrevivência dos ocupantes, principalmente se tratando de grandes construções, onde pode ocorrer uma maior dificuldade para sair do local. Para evitar que situações assim ocorram, a instalação de um bom sistema de exaustão de fumaça para edificações é essencial.

    O que são os sistemas de exaustão de fumaças?

    Um sistema de exaustão de fumaça para edificações inclui todos os métodos isolados ou combinados para modificar o movimento da fumaça, o que pode facilitar o abandono das pessoas no local, diminuindo o risco de inalação de gases ou partículas aquecidas, bem como facilitando a identificação do foco do incêndio e seu combate. O sistema fica ligado com o sistema de detecção e alarme e assim que os detectores identificam algum indício de fogo, ele manda um sinal para o sistema de exaustão para que ele seja ativado imediatamente.

    O sistema de exaustão, de maneira geral, atua evitando que a fumaça e os gases tóxicos liberados por ela tomem conta do ambiente. Desta forma, as pessoas conseguem sair do ambiente com mais segurança e os bombeiros conseguem adentrar o local com mais facilidade devido a menor fumaça. 

    Sistema de exaustão de fumaça na prática 

    Sistema de exaustão de fumaça para edificações

    Um sistema de exaustão de fumaça para edificações é ligado junto a um sistema de alarme onde, juntos, identificam o indício de incêndio e ativam imediatamente os ventiladores. 

    Nestes momentos os alarmes são acionados e entram em funcionamento vários sistemas de proteção que podem ser agrupados em:

    – Proteção ao patrimônio: Normalmente é constituído de sistemas de extinção automáticos, tais como aspersores de água ou agentes saponificantes, pó químico, CO2, entre outros. Eles visam a extinguir as chamas e proteger as edificações. 

    – Proteção a pessoa: Principal preocupação com o objetivo de promover a exaustão da fumaça do incêndio e dar tempo aos ocupantes para sair do ambiente ocupado em segurança.

    Falta de circulação do ar e o risco real de explosão 

    Sistema de exaustão de fumaça para edificações

    No último dia 17 de maio, uma explosão ocorreu em um hotel na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Segundo investigações, a explosão ocorreu devido a um vazamento de gás em uma sala fechada e sem ventilação, onde o gás se acumulou após o vazamento. No ambiente, a água do edifício era aquecida por um gerador. 

    Segundo o tenente Pedro De Paula, que está à frente da apuração, o espaço que abrigava a geradora a base de gás liquefeito de petróleo (GLP) tinha condições inseguras, em nível abaixo do solo e sem aberturas que permitissem a entrada de ar, o que evitaria estragos em caso de vazamento.

    Riscos do gás liquefeito de petróleo

    Popularmente conhecido como gás de cozinha, o GLP é um combustível formado pela mistura de hidrocarbonetos ( propano 50% e butano 50% ) extraídos do petróleo. O gás GLP não é venenoso, mas é asfixiante. Por ser mais pesado que o ar, quando há vazamento de GLP num local fechado este vai se acumulando ao nível do chão e expulsa gradualmente o oxigênio do ambiente, causando asfixia em quem permanecer ali e, quando o gás não consegue sair, uma possível explosão. 

    Além disso, vale lembrar que a própria fumaça no incêndio é tóxica e pode ser letal quando inalada por muito tempo. Esses riscos variam desde queimaduras nas vias aéreas até ao desenvolvimento de doenças respiratórias como bronquiolite ou pneumonia, que pode ocasionar morte. 

    Isso ocorre porque a presença de gases e outras pequenas partículas são arrastadas pela fumaça até aos pulmões, onde causam irritação dos tecidos e causam inflamação. 

    Sistema de exaustão para churrasqueira 

    Sistema de exaustão de fumaça para edificações

    Pensar no sistema de exaustão para prédios e residências também é muito importante, levando em consideração que elas também liberam as mesmas fumaças tóxicas. Na grande maioria das vezes, a fumaça acaba invadindo o imóvel do vizinho e até os corredores, causando mau cheiro e, dependendo do tipo de fumaça, uma possível intoxicação. 

    Para promover e facilitar a saída desses gases, a chaminé deve ser provida de um bom sistema de exaustão. A função do sistema de exaustão de churrasqueira  é evitar que a fumaça saia da grelha e se espalhe para o interior do prédio, de modo que a fumaça localizada na parte mais baixa do duto seja empurrada para a saída de ar. Mesmo que o sistema esteja desligado, a fumaça flui devido a seu conjunto de abertura passivo que não trava o fluxo da fumaça.

    A principal solução usada são exaustores individuais em cada churrasqueira, entretanto, existe um risco de incêndio já que esse ventilador fica em contato com fluxo de ar quente e fuligem.

    Para isso, é necessário um bom projeto, pois existem muitos fatores que influenciam na efetividade da solução, como a construção dos dutos, dampers, forma de acionamento, entre outros. 

    Importância do sistema de exaustão de fumaça para edificações

    O projeto de extração de fumaça é essencial onde não há troca de ar, como em espaços muito fechados. Devido à sua importância, os bombeiros exigem sistemas de controle de fumaça de incêndio. O sistema evita que a fumaça e seus gases nocivos assumam a posição, permitindo a extração imediata assim que um incêndio for detectado.

    Entretanto, é importante que esse sistema tenha um plano de manutenções periódicas preventivas e corretivas, a fim de identificar possíveis falhas a tempo de garantir a maior segurança em uma eventual ocorrência de incêndio.

    De acordo com a IT-15 do Corpo de Bombeiros, os exaustores de fumaça devem resistir ao fluxo de ar e fumaça a 400ºC por pelo menos 2 horas. 

    A Sicflux conta com uma equipe qualificada para entregar as melhores propostas em exaustores e sistemas de renovação do ar para garantir a sua segurança e das pessoas que você ama. Venha conversar com um de nossos especialistas.

    FONTES 
    Explosão em hotel de Florianópolis pode ter começado com vazamento de gás em sala fechada, dizem bombeiros. G1.globo, 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2022/05/17/explosao-em-hotel-de-florianopolis-pode-ter-comecado-com-vazamento-de-gas-em-sala-fechada-dizem-bombeiros.ghtml>

    Evite os riscos do gás de cozinha (GLP). Sindigas. Disponível em: <https://www.sindigas.org.br/novosite/?p=14206#:~:text=O%20GLP%20n%C3%A3o%20%C3%A9%20venenoso,removido%20para%20um%20local%20aberto>

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente