fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Uso de EPIs na instalação de sistemas HVAC

    São diversas profissões que exigem o uso de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – para a operação e manuseio de equipamentos e máquinas. E isso não é diferente no setor HVAC.

    Além do conhecimento técnico dos operadores, a instalação e manutenção profissional dos equipamentos HVAC requer atenção e cuidados relacionados à segurança da operação. Os EPIs são equipamentos indispensáveis nestes casos para evitar acidentes e danos à integridade física dos instaladores e outras pessoas no local.

    Neste artigo, falaremos sobre a importância do uso de EPIs na instalação e manutenção de sistemas HVAC. Continue lendo para saber mais!

    | Leia também: 3 motivos para instalar um sistema de exaustão industrial

    O que é um sistema HVAC?

    Em todo tipo de construção é importante garantir a melhor qualidade do ar interior e conforto térmico através do controle de algumas propriedades do ar, como temperatura e umidade, a fim de melhorar a qualidade de vida dos ocupantes destes ambientes.

    A solução para controlar a qualidade do ar em ambientes interiores, com pouca ou nenhuma ventilação, é instalar um sistema HVAC para tratar o ar. Em inglês, HVAC significa Heating, Ventilation and Air Conditioning – aquecimento, ventilação e condicionamento do ar.

    • Heating/aquecimento: como diz o próprio nome, diz respeito ao aquecimento do ar interior durante períodos de frio. A função corrige as baixas temperaturas, tornando o ambiente mais agradável para os ocupantes do espaço;
    • Ventilation/ventilação: essa função é responsável pela renovação do ar interior, fazendo-o circular e evitando o acúmulo de impurezas e poluentes que diminuem a sua qualidade;
    • Air conditioning/condicionamento de ar: promove a refrigeração do ambiente, controlando a temperatura. Além disso, muitos aparelhos de condicionamento do ar podem ser alinhados com aparelhos de filtragem do ar, realizando a retirada de impurezas do ambiente.

    A projeção e a instalação de um sistema HVAC deve ser feita por profissionais qualificados que considerarão diversas condições e variáveis da construção para atender melhor às demandas do lugar.

    A importância do uso de EPIs na instalação de um sistema HVAC

    Os Equipamentos de Proteção Individual são ferramentas indispensáveis cuja finalidade é, acima de tudo, zelar pela integridade física e proteção dos trabalhadores, independente do setor, evitando danos e incidentes graves. Normalmente, um kit de EPI inclui óculos de proteção, jalecos, luvas, sapatos especiais de segurança e capacetes.

    Em muitas profissões o uso de EPIs é de extrema importância para promover melhores condições de trabalho e a prática é garantida por lei. No setor de HVAC, o cenário não é diferente e os EPIs fazem parte do cotidiano dos trabalhadores.

    Além dos conhecimentos técnicos dos trabalhadores de climatização e refrigeração, é preciso ter atenção redobrada quanto à segurança no trabalho de instalação e manutenção de sistemas HVAC. Sendo assim, o uso de EPIs se torna essencial para promover condições mais seguras de trabalho.

    | Leia também: Manutenção de dutos de ar condicionado: como e quando realizar?

    Contudo, apesar desta prática ser exigida por lei na indústria HVAC, ainda é comum que instaladores, principalmente em pequenas empresas, não utilizem os EPIs ou não façam o uso da maneira correta, colocando sua integridade física em risco. Existem diversas situações onde a segurança do instalador é comprometida e os riscos ficam mais evidentes.

    Tomar essas situações como exemplo e orientar os trabalhadores do setor a aderir ao uso de EPIs é papel dos empregadores, promovendo palestras, cursos ou workshops sobre a importância dos equipamentos de proteção nas atividades cotidianas.

    Este artigo foi útil?

    Se este artigo foi útil e esclareceu suas dúvidas sobre o funcionamento de um sistema de exaustão em vestiários esportivos, bem como a sua importância, compartilhe-o com outras pessoas que possam se interessar pelo assunto e continue acompanhando nossas redes sociais para receber mais conteúdos como este!

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente