Índice
Um sistema de exaustão industrial é de extrema importância dentro das indústrias, pois compõe o sistema de climatização e renovação do ar, garantindo o conforto térmico e bem-estar dos trabalhadores.
A exaustão industrial é fundamental para livrar o ambiente de substâncias prejudiciais à saúde, preservando a qualidade do ar interior. Ela se faz ainda mais necessária em ambientes com pouca ou nenhuma ventilação.
A seguir, falaremos um pouco mais sobre a importância de instalar um sistema de exaustão na sua indústria, continue lendo!
A exaustão industrial acontece através de um sistema que realiza a aspiração do ar de um ambiente interno ou de uma fonte de substâncias contaminantes e lança esse ar em outro lugar, após ser tratado por um determinado tipo de filtro.
A aspiração do ar pode ser realizada por captores ou coifas que insuflam a poeira, fumaça ou gás de uma ferramenta ou ambiente onde acontece um processo de fabricação de produtos. Dependendo do tipo de projeto, pode ser aplicado um conjunto de captores ligados por uma linha de dutos.
No caso de um conjunto de captores, são instalados, também, um conjunto de registros em cada ponto de insuflamento para monitorar o sistema de exaustão industrial e garantir a vazão de todos os pontos.
| Leia também: Lei PMOC: o que é e qual a sua importância?
Dentro das indústrias, é inevitável que sejam gerados resíduos particulados, fumaças, vapores e gases contaminantes que tornam o ambiente nocivo para os trabalhadores. Com um sistema de exaustão industrial, é possível garantir a melhor qualidade do ar.
Sendo assim, um sistema de exaustão é de extrema importância para as indústrias, pois realizada a renovação do ar e ajuda a garantir o conforto térmico, principalmente em ambientes fechados, com pouca ou nenhuma ventilação adequada.
Confira 3 motivos para instalar um sistema de exaustão na sua indústria!
Como dito anteriormente, os resíduos e poluentes produzidos em processos industriais são contaminantes e podem tornar o ambiente extremamente nocivo para os trabalhadores que ocupam esses espaços todos os dias, por horas.
Um sistema de exaustão industrial auxilia na prevenção de incêndios e até na diminuição de riscos em caso de acidentes, ao insuflar a fumaça. Assim, os ocupantes do espaços não correm o risco de intoxicação e asfixia pelos poluentes produzidos em um incêndio.
Além disso, a retirada da fumaça impede que o fogo continue se espalhando e se prolongando por mais tempo.
| Leia também: Como prevenir incêndios em cozinhas industriais?
A qualidade do ar interior é extremamente importante para garantir a melhor produtividade dos trabalhadores. É fato que as pessoas que passam longas horas respirando o mesmo ar, sem que seja feita a sua renovação, estão mais propícias a adoecer e produzir menos.
Além disso, a retirada de poluentes do ambiente diminui os riscos de contaminação dos produtos, o que garante também a qualidade deles e a segurança dos consumidores.
Se você gostou deste artigo e conseguiu sanar as suas dúvidas sobre o funcionamento de um sistema de exaustão industrial, compartilhe-o com outras pessoas! E você também pode nos acompanhar nas redes sociais para receber mais conteúdos como este.
Comentários