fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Melhore a qualidade do ar da sua casa

    Respire ar puro
    Respire fundo e sinta o ar.

    Como todos sabemos, a qualidade do ar é um fator importante para a manutenção da saúde. No entanto, poucas pessoas percebem que a qualidade do ar em nossas casas deve ser igualmente observada. A boa notícia é que com medidas simples, e até decorativas, é possível que você melhore a qualidade do ar da sua casa e promova a saúde de sua família.

    Deixe as janelas abertas sempre que possível

    Importância de abrir janelas
    Abrir a janela para circular o ar

    Cuide com o uso de odorizadores de ar nos ambientes

    O ditado popular diz que o perigo está na porta ao lado, mas você pode acreditar que, às vezes, ele está mais perto do que você imagina. Para que você melhore a qualidade do ar da sua casa, deve saber que um dos métodos mais simples e eficazes é abrir as janelas e deixar o ar circular no ambiente.

    Cuidado com odorizadores de ambientes
    Exemplos de odorizadores de ambientes

    Quem não gosta de ter uma casa sempre cheirosa? Chegar em casa após um dia agitado de trabalho e ter a casa perfumada transmite uma sensação de paz e bem-estar. 

    Não é que você precise se livrar de aromatizantes, velas e incensos, mas se você deseja melhorar a qualidade do ar dentro de casa, deve saber que muitos desses produtos podem causar uma piora na qualidade do ar interno. Isso porque muitos deles possuem o gás clorofluorcarboneto (CFC), responsável pelo buraco na camada de ozônio.

    Para evitar o cheirinho desagradável no ambiente, opte por alternativas mais eficientes, como aparelhos específicos para tratamento do ar no ambiente.

    Mantenha sua casa sempre limpa

    Cuidado com produtos de limpeza
    Mantenha a casa limpa

    Manter a casa limpa é sempre muito importante e fundamental para que você melhore a qualidade do ar da sua casa. Mas, é importante cuidar um pouquinho com os produtos utilizados. Alguns produtos de limpeza, tintas e vernizes são considerados os principais poluentes por conterem compostos orgânicos voláteis (VOC). Essas substâncias são liberadas na atmosfera e podem causar incômodos, como irritação nas vias respiratórias, fadiga e falta de ar. Por isso, olhe sempre a formulação dos seus produtos.

    Cuide da qualidade do ar de quartos e closets 

    Manter quartos e closets arejados
    Quarto e closet arejados

    Os quartos são, sem dúvida, um dos cômodos mais importante de qualquer imóvel, afinal, é nele que recuperamos nossa energia após um dia agitado. O quarto deve ser um ambiente limpo, aconchegante, e um dos que mais precisa ser arejado. 

    Os closes, por sua vez, sofrem com outro problema muito comum e que afeta diretamente a qualidade do ar dentro de casa: o mofo. Além dos danos causados em roupas e objetos guardados no closet, a umidade pode ainda comprometer a saúde dos ocupantes. Os microrganismos causados pela umidade podem desencadear uma série de doenças, principalmente respiratórias, como asma, bronquite e rinite – principalmente em pessoas mais sensíveis, como crianças, gestantes e idosos.

    Abrir as cortinas é outra técnica infalível. O sol é uma das melhores maneiras de se livrar do mofo, isso porque o mofo cresce muito rápido em um ambiente úmido e escuro. Para saber como acabar com o mofo e odores nos closets, acesse o conteúdo que publicamos recentemente aqui no Blog sobre este assunto. Basta clicar aqui.

    Cozinhas e banheiros merecem atenção redobrada!

    Atenção com cozinhas e banheiros
    Atenção em cozinhas e banheiros

    Cozinhas gordurosas, com fumaça e superaquecimento gerados pelo preparo de alimentos, principalmente de frituras e grelhados, que se espalham para os demais ambientes próximos. Esses odores não saem facilmente do ar em ambientes com pouca ventilação. 

    Os exaustores industriais são alguns dos elementos essenciais em uma cozinha. Os exaustores de cozinha captam ar quente e fumaças do fogão e promovem a sua exaustão para fora, o ar renovado entra no ambiente abastecido por uma caixa de ventilação com filtragem de ar G-4. Esse processo, além de diminuir odores, vapor, umidade, mofo e fumaça, mantém o ambiente saudável.

    Banheiros costumam ser ambientes pequenos, úmidos e fechados, e com certeza essa combinação não favorece a qualidade do ar nesses ambientes. Devido à constante umidade, os banheiros acabam se tornando suscetíveis à proliferação de germes e bactérias. Desta forma, os exaustores para banheiro ganham um importante papel de controlar a umidade do ar e o odor do ambiente. Evita a proliferação de microrganismos e de mofo, mantendo o ambiente em condições ideais para a saúde dos ocupantes, além da preservação dos móveis.

    Mantenha os aparelhos de ar condicionado sempre limpos

    Mantenha o ar condicionado limpo
    Limpe constantemente o ar condicionado

    Por último, mas não menos importante, cuide da higienização dos filtros dos aparelhos de ar condicionado, pois eles acumulam muita sujeira que podem tornar o seu ambiente poluído. 

    Quando o ar condicionado não possui um sistema de limpeza adequado, fungos, ácaros, vírus e bactérias se acumulam nos filtros e em outras partes do aparelho, como as turbinas, fazendo com que o ar condicionado propague um ar sem qualidade e bactérias que entram no organismo.

    Além de ajudar na manutenção dos dutos de ar, a limpeza do sistema de ventilação garante que você melhore a qualidade do ar da sua casa.

    Estudos da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) indicam que os níveis de concentração de poluentes podem ser de duas a cinco vezes maiores em ambientes internos do que nos externos, mesmo em sociedades altamente industrializadas. Esse fato, juntamente com o tempo de permanência em ambientes internos, faz com que os riscos à saúde humana sejam muito maiores nesses locais.

    Assustador, não? Por isso a importância de um bom projeto de climatização que contemple uma adequada localização para tomada do ar externo.

    Como você pôde ver até aqui, as ações que podem ser feitas são pequenas, e você pode contar com a ajuda de uma empresa que entende do assunto! A Sicflux conta com uma equipe qualificada para entregar as melhores propostas para renovar e manter a boa qualidade do ar em ambientes internos, garantindo conforto térmico e saúde para todos os ocupantes.

    Venha conversar com um de nossos especialistas para saber mais!

    FONTE

    www.scielo.br/j/csc/a/rXgTKw65sVBPtbfLjdsYYyQ/?lang=pt

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente