Índice
Os centros urbanos são caracterizados pela grande concentração de empresas, fábricas e muitas, muitas pessoas. Essa aglomeração faz com que diversos detritos e sujeiras sejam gerados, e que acabam afetando a qualidade do ar em centros urbanos.
A poluição do ar sempre esteve presente no nosso planeta por motivos naturais, entretanto, após o início da Revolução Industrial e à queima de carvão mineral, os prejuízos gerados vem aumentando, e afetando em especial a saúde e qualidade de vida dos habitantes – principalmente os mais vulneráveis, como crianças, idosos e aquelas que já possuem alguma patologia respiratória. De lá para cá, o crescimento no mercado e a ampliação da intensidade de combustão do carvão e de combustíveis gerados pelo petróleo fizeram aumentar ainda mais a produção de poluentes no mundo todo.
Um dos grandes problemas enfrentados nos centros urbanos e que possui uma grande importância para a poluição e má qualidade do ar é o lixo. Além do mau cheiro, os ambientes com muita concentração de lixo possuem altos riscos de contração de doenças.
Outro grande problema nos centros urbanos é a enorme quantidade de veículos nas estradas, que emitem um dos gases mais nocivos para a nossa saúde, o monóxido de carbono. Esse gás, quando liberado, dificulta o transporte de oxigênio no organismo, causando sérios problemas para o sistema nervoso, respiratório e cardiovascular.
Vale destacar que as mudanças climáticas também vêm contribuindo fortemente para a poluição do ar. Para saber mais sobre o assunto e como a poluição do ar e as mudanças climáticas estão relacionadas, confira o material que publicamos recentemente sobre o assunto. É só clicar aqui.
Os problemas vistos até aqui só provam que as mudanças nesse senário e a preocupação com a qualidade do ar deve ser urgentes.
O estudo “Saúde Brasil 2018” aponta que o crescimento de mortes causadas pela poluição do ar foram 38.782 em 2006 para 44.228 em 2016. A maior incidência de casos está relacionada aos grandes centros urbanos e a estados castigados pelas queimadas. Um aumento realmente alarmante.
A preocupação com a qualidade do ar deve ser levada a sério, pois as consequências são sérias. Para ajudar a amenizar os impactos causados pela poluição nos centros urbanos, foram criadas as normas técnicas de renovação do ar. As normas técnicas de renovação do ar têm uma contribuição enorme e positiva para a qualidade de vida das pessoas. Antes de uma norma ser aprovada, são realizados diversos estudos e testes que garantem a sua eficiência. Isto é, nenhuma norma é estabelecida sem a intenção de proteger alguma coisa. Para saber mais sobre as normas e sua importância, confira o material que postamos falando sobre o tema clicando aqui.
Respirar em locais onde o ar é poluído afeta sensivelmente a saúde, por isso, adotar algumas práticas diárias pode ajudar a diminuir a poluição do ar nos grandes centros urbanos.
Algumas dicas simples que você pode começar a praticar hoje mesmo:
– Use mais o transporte público da sua cidade ou invista em caronas solidárias;
– Procure ir para o trabalho de bicicleta alguns dias da semana;
– Opte por produtos com embalagens recicláveis, que fará com que a quantidade de lixo seja reduzida;
– Não faça queimadas;
– Ajude a plantar árvores.
A boa notícia é que existe uma gama de tecnologias acessíveis para reduzir os poluentes de forma significativa. A Sicflux conta com uma equipe qualificada para entregar as melhores propostas para renovar e manter a boa qualidade do ar em ambientes internos, garantindo conforto térmico e saúde para todos os ocupantes.
Venha conversas com um de nosso especialistas para saber mais!
Comentários